Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
Vatican News | 24 Mai 2023
O Papa estará no #NotAlone, Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana
Francisco participará no dia 10 de junho, na Praça São Pedro, do evento organizado pela Fundação Vaticana Fratelli Tutti. A iniciativa contará com a presença de vencedores do Prêmio Nobel e jovens provenientes de todo o mundo em nome da cultura e da paz.
  © Vatican News

O Papa Francisco participará do Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana intitulado “Not alone” (não sozinho/#notalone), no dia 10 de junho, às 16h na Praça São Pedro. O evento será realizado contemporaneamente em outras oito praças do mundo.

Na Praça São Pedro também estarão presentes 30 vencedores do Prêmio Nobel e milhares de jovens de todo o mundo. O evento é organizado pela Fundação vaticana Fratelli Tutti, em colaboração com a Basílica de São Pedro, o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o Dicastério para a Comunicação.

O grande abraço dos jovens

A iniciativa, inspirada na Encíclica Fratelli tutti, informa um comunicado da própria Fundação, envolverá pessoas de todo o mundo para promover juntos a cultura da fraternidade e da paz e incentivar o compromisso pessoal em escolhas e práticas de reparação, diálogo e perdão, superando a solidão e a marginalização que negam a dignidade humana. O evento contará com a participação de uma representação internacional de jovens que, ao final do dia, de mãos dadas, se unirão em um grande abraço na colunata da Praça São Pedro, símbolo arquitetônico do abraço universal da Igreja.

Na praça também os marginalizados

Para a ocasião, são esperadas, na Praça São Pedro, realidades de compromisso eclesial e laical, famílias, associações e quantos hoje se veem obrigados a viver à margem da sociedade, desde os mais pobres e sem-teto aos migrantes e vítimas da violência e do tráfico de pessoas. Graças a um memorando de entendimento assinado com o Ministério italiano da Educação e do Mérito, o Encontro também apresentará o trabalho realizado nos últimos meses pelas escolas da Itália sobre o tema da fraternidade.

O compromisso com a fraternidade humana

O dia, pensado como processo e experiência de construção da fraternidade, será dividido em dois momentos: pela manhã alguns grupos se reunirão para compartilhar caminhos de comunhão que serão brevemente descritos à tarde. Os vencedores do Prêmio Nobel que aderiram à iniciativa se reunirão entre si e com personalidades da ciência, da cultura, do direito e de organizações internacionais para elaborar um documento de compromisso com a fraternidade humana, a ser apresentado ao Papa Francisco na Praça São Pedro, junto com o Santo Padre e a todas as pessoas do mundo que se sentem chamadas a assumir o chamado para construir a amizade social e um paradigma de fraternidade, justiça e paz. O encontro será transmitido ao vivo pelo Vatican Media e, em streaming, no site (www.fondazionefratellitutti.org) e nos canais do Facebook e YouTube da Fundação Fratelli tutti.

Artigo publicado por Vatican News em 23 de maio de 2023.

Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga