Padroeiro
 
Apóstolo e mártir 
São Bartolomeu

                                       
 
Seu nome vem do aramaico, com uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay.  Há historiadores que também mantêm uma referência patronímica, mas dá outro significado para o nome: Bar Ptolomeu - Filho de Ptolomeu. Esta última hipótese não é inverossímil, visto que Ptolomeu (suposto pai de Bartolomeu) possuía um prenome grego, e a cultura grega tinha uma grande influência na Judeia da época.
 
Nenhuma narração bíblica lhe enfoca especialmente e seu nome consta apenas nas listas dos doze. No entanto, segundo a tradição, ele é o Natanael de que falam outras passagens, e isso fica evidente através da comparação entre os quatro Evangelhos. Natanael significa "Deus deu" - o significado desse nome fica claro levando-se em conta que ele vinha de Caná, onde deve ter testemunhado a ação de Jesus nas Bodas de Caná (Jo 2, 1-11).
 
Como narra a Bíblia, São Filipe comunicou a Natanael (São Bartolomeu) que havia encontrado o Messias, e que esse provinha de Nazaré, ao que Natanael responde dura e preconceituosamente: "De Nazaré pode vir alguma coisa boa?" (Jo 1, 46a). Essa observação é importante indicador das expectativas judaicais quanto à vinda do Messias, então tidas.
 
                                         
 
No seu primeiro encontro com Jesus, recebe um elogio: "Aqui está um verdadeiro Israelita, em quem não há fingimento" (Jo 1, 47), ao qual o apóstolo responde: "Como me conheces?". Jesus responde de forma que não podemos compreender claramente somente através das Escrituras: "Antes que Filipe te chamasse, eu te vi quando estavas sob a figueira". Com certeza se tratava de um momento crítico e decisivo na vida de Natanael. Após essa revelação de Jesus, Natanael faz a sua adesão ao Mestre com a seguinte profissão de fé: "Rabi, tu és o filho de Deus, tu és o Rei de Israel".
 
Segundo fontes históricas, São Bartolomeu teria pregado o cristianismo até na Índia. Outra tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent, na província russa de Daguestão junto ao Cáucaso, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada.
 
                                                  
 
O Papa Bento XVI na audiência do dia 4 de outubro de 2006 disse estas palavras que concluem o ensinamento da vida de São Bartolomeu: "Para concluir, podemos dizer que a figura de São Bartolomeu, mesmo sendo escassas as informações acerca dele, permanece contudo diante de nós para nos dizer que a adesão a Jesus pode ser vivida e testemunhada também sem cumprir obras sensacionais. Extraordinário é e permanece o próprio Jesus, ao qual cada um de nós está chamado a consagrar a própria vida e a própria morte".
Pároco
Padre Manuel Domingos Sampaio Viana
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Onde há amor, aí habita Deus"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mar (São Bartolomeu)
João Cepa | 30 Mar 2023
Páscoa 2023
«Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles».
PARTILHAR IMPRIMIR

A Igreja Católica celebra, no próximo dia nove de abril, a solenidade da Páscoa da Ressurreição do Senhor.

A Páscoa é a festa mais importante de todo o calendário litúrgico da Igreja Católica. A Páscoa é o fundamento da nossa fé, ela dá sentido ao nosso acreditar. Se Jesus não tivesse ressuscitado, estaríamos a adorar um Deus morto.

Mas Jesus ressuscitou e subiu aos Céus, mas não deixou de estar connosco. Ele o disse: «Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, Eu estarei no meio deles».

A ressurreição de Jesus é a grande notícia, a grande Boa Nova, o grande Evangelho que devemos anunciar e testemunhar de uns para com os outros. É neste sentido que se insere a rica tradição do compasso da visita pascal. Ele não se destina a verificar se as casas estão limpas ou arrumadas. Destina-se simplesmente a anunciar a Cristo ressuscitado.

Na comunidade paroquial de S. Bartolomeu do Mar, neste ano, no domingo de Páscoa, haverá Missa, na igreja paroquial, às 07h00, presidida pelo pároco, e às 20h00, presidida pelo padre António dos Santos Oliveira.

A visita pascal será feita só no domingo por dois compassos, ou seja, duas cruzes, que percorrerão a freguesia uma no dia todo e outra só da parte da tarde.

Um compasso da visita pascal sai às 09h00, começando por visitar a residência paroquial, o edifício da Junta de Freguesia e a sede dos escuteiros.

Depois, pelas 09h45, visita as casas da Avenida da Praia, lugar de Baixo e Carreira Cova, terminando por volta das 12h30. À tarde, recomeça pelas 14h00, seguindo na casa de Alfredo Figueiredo, faz toda a Estrada Nacional, seguindo pela Rua dos Poços, Rua da Ribeira, parte poente da Rua de S. Bartolomeu, Rua do Jogo e Rua da Cangosta Nova, até ao Calvário.

Este compasso integra as seguintes pessoas: Abílio Enes, José Torres, Abílio Lapeiro, Alfredo Figueiredo, Inês Flores, Teresa Viana, Ana Rafael Viana e Paulo Pereira.

O outro compasso começa, pelas 14h00, na casa de Manuel Santos, Rua das Oliveiras, Rua das Fontes, Estrada Real, Bouça Grande, José Novo, António Ribeiro e Calvário. É integrado por Rosa Maria Viana, Isabel Enes, Vítor Saleiro, Carlos Lima, Leonardo Capitão, Lara Cerqueira. Falta confirmar os nomes para a campainha.

A concentração dos dois compassos faz-se junto ao calvário, de onde se sai, pelas 19h45, em procissão para a igreja paroquial, onde, às 20h00, é celebrada Eucaristia.

Na segunda-feira, o pároco preside à celebração eucarística às 08h00.

Haverá uma breve reunião com todas as pessoas que vão integrar os dois compassos da visita pascal no próximo dia oito de abril, às 15h00, na igreja paroquial.

Agradecemos a todas as pessoas envolvidas nos compassos da visita pascal pela sua disponibilidade e boa vontade. Agradecemos a melhor compreensão e colaboração de todos os paroquianos e amigos para que a visita pascal se realize em paz, com ordem e para bom proveito espiritual e familiar de todos.

Todos os paroquianos e amigos de S. Bartolomeu do Mar estão convidados a visitar a residência paroquial no domingo e a servir-se de um Porto e pão de ló. Na ocasião, a residência estará com todas as portas abertas, para permitir a visita de todos os paroquianos a um bem que é da paróquia.

Na celebração da Páscoa, merece destaque a Solene Vigília Pascal, no sábado, dia oito de abril, às 21h45. Nela, será benzido o lume novo no adro da igreja paroquial e aclamado o círio pascal, será feita a proclamação da Palavra de Deus (cinco leituras e a oração dos fiéis), será feita a liturgia batismal, com a bênção da água de Batismo que irá ser colocada na pia batismal. E será celebrada a Eucaristia, com a transubstanciação do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A vigília pascal é uma celebração longa (pelo menos, uma hora e meia). Não devem participar nela, por isso, crianças que ainda não tenham feito a sua Primeira Comunhão.

A celebração do domingo de Páscoa é antecedida da vivência do Tríduo Pascal: Quinta-Feira Santa, com a celebração da Missa Vespertina da Ceia do Senhor, às 21h15, e a desnudação do altar. Sexta-Feira Santa, com a celebração da Solene Ação Litúrgica, às 21h15, que compreende a proclamação da Palavra de Deus, nela incluída a proclamação da Paixão do Senhor, adoração à cruz e distribuição da Sagrada Comunhão, com as partículas consagradas no dia anterior. E o dia de Sábado Santo, dia de silêncio e recolhimento, em memória da morte e sepultura de Jesus.

A abrir a Semana Santa ou Semana Maior, temos, no dia dois de abril, o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, onde se destaca a bênção dos ramos, na igreja velha, seguida de procissão até à igreja paroquial, onde se segue a celebração da Eucaristia, durante a qual é proclamado solenemente o Evangelho da Paixão do Senhor por três leitores. A bênção dos ramos será feita às 07h15, seguida de Eucaristia pelas 07h30, e às 11h00, seguida de celebração da Eucaristia pelas 11h15.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Mar (São Bartolomeu)
Casa Paroquial
Morada

Rua 24 de Agosto, 61
4740-511 Mar

TEL

918151477

TLM

918151477

Cartório Paroquial Cartrio Paroquial
Eucaristias
Eucaristias
Confissões
Confisses
Visitas aos Doentes
Visitas aos Doentes