Toma e Lê
Toma e Lê
Oração e Adoração

         Diário: Terço às 18:30        

         Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h 

         Hora Cenáculo:na 4ª quinta feira de cada mês (25/01; 22/02), propomos um tempo com Jesus Eucaristia na adoração, meditação e reconciliação. Às 17h30 faremos a exposição do Santíssimo e culminamos às               19h com a celebração da Eucaristia. Durante este tempo estará um sacerdote para atender de confição ou escutar e uma irmã da Aliança de Santa Maria para poder escutar quem desejar.

 

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de Comunicação | 18 Nov 2020
A Catequese: realidade essencial da vida paroquial
Realidade e desafio hoje.
PARTILHAR IMPRIMIR

A catequese é uma atividade fundamental da Igreja e, como toda atividade pastoral, está sujeita a reflexão e revisão para redescobrir a sua verdadeira natureza no momento social e eclesial que se desenvolve.

Tradicionalmente, a catequese - e a nossa experiência o testemunha - foi compreendida e desenvolvida, fundamentalmente, como um conhecimento de conceitos doutrinários relacionados com a fé cristã. O principal na catequese era o "corpo doutrinal". Esta dimensão cognitiva tem sua representação mais significativa na modalidade de “perguntas e respostas” dos catecismos tradicionais. Foi pensado basicamente que os alunos/catequizados aprenderam de cor um conjunto de fórmulas e definições que, sendo importantes e fundamentais, são insuficientes.

Qual é, então, o desafio da catequese hoje? Em termos gerais, dir-se-ia que consiste em transcender a catequese “doutrinal” para proporcionar uma catequese mais ampla e significativa que é a “catequese de Educação integral". Esta tarefa, certamente, não é fácil. Envolve um grande esforço mental, uma preparação teológico-pastoral e a luta contra as resistências de um costume que deixou a sua marca num estilo catequético praticado por décadas. Mas aí está o desafio: em ganhar um novo espaço progressivamente com os novos costumes e implementar uma nova dinâmica catequética.

Em suma, o desafio da catequese está em encontrar uma melhor resposta para a educação cristã integral e, por isso, é também um desafio para o catequista. O Papa afirma: “Isto exige do evangelizador certas atitudes que ajudam a acolher melhor o anúncio: proximidade, abertura ao diálogo, paciência, e um acolhimento cordial que não condena” (EG, 165).

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial
Morada

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães

TEL

253416144

Cartório Paroquial

Secretaria: terças e quintas: 10h às 13h e 17h às 19h30 (este atendimento servirá para todos os assuntos relacionados com a vida paroquial como sejam: intenções de missa, documentos: casamentos, batizados, direitos paroquiais)

Atendimento do Pároco: (terça, dia 13 de fevereiro não haverá atendimento) terça-feira, quinta-feira e sexta-feira das 17h30 às 18h30

Outros horários de atendimento podem ser solicitados pelos seguintes contatos: 

senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

253416144 (Chamada para rede fica nacional)

939588473 (Chamada para rede móvel nacional)

Eucaristias

 

Horários 

SEMANA: 

- SEGUNDA A SEXTA FEIRA 

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- QUARTA FEIRA

17h na Igreja da Misericórdia 

 

FIM DE SEMANA:

- SÁBADO

 Igreja Senhora do Carmo 

19h na Igreja da Senhora da Oliveira 

- DOMINGO

11h na Igreja da Misericórdia

12h e 19h na Igreja da Senhora da Oliveira

 

 

Confissões

Para confissões e acompanhamento espiritual é possível fazer marcação: 

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt 

Telefone: 253416144.

Párocos