Mapa do Site Condições de Utilização © Arquidiocese de Braga. Todos os direitos reservados
Diário: Terço às 18:30 Quinta feira: Adoração na continuidade da Eucaristia até às 20h
O sacramento do Batismo não é um ritual vazio ou um mero símbolo, mas é uma parte essencial do plano de Deus para a salvação de cada ser humano. O Baptismo é um sacramento, um sinal visível com efeitos reais e espirituais. Por meio dele entramos na família de Deus, a Igreja, somos purificados de nossos pecados e renascemos no Espírito Santo. O batismo confere um selo indelével ao novo cristão, marcando-o como pertencente a Cristo, e não pode ser revogado ou repetido. Nada pode remover a marca do Batismo.
Para entender melhor o Batismo, devemos voltar à criação. Desde os primeiros versículos da Escritura, a água está presente como uma atividade que comunica a vida de Deus. A desobediência, ou o pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden, introduz a morte no homem e no mundo. Adão e Eva perdem sua vida sobrenatural, sua união com Deus, e são marcados pelo pecado. Em essência, nascemos para morrer, tanto física quanto espiritualmente. A história poderia ter terminado aí, mas as Escrituras nos mostram como Deus começou a trabalhar para trazer toda a humanidade de volta à união com Ele, para trazer essa humanidade de volta à vida, espiritualmente. O batismo é um componente vital de como Deus o realiza.
No Antigo Testamento, o batismo é prefigurado no dilúvio, que limpa a terra para Noé e sua família começarem de novo. A passagem pelo Mar Vermelho no Êxodo de Israel do Egito é o maior prenúncio do Batismo no Antigo Testamento: Israel passa da escravidão para a liberdade pelas águas do mar, assim como o cristão passa da escravidão do pecado para uma nova vida em Cristo nas águas do Batismo. O batismo também está prefigurado na passagem do rio Jordão ao final dos 40 anos de deserto. Passando pelas águas do Jordão, Israel entra em sua herança: a Terra Prometida. As águas do batismo abrem o caminho para o cristão receber a herança prometida da vida eterna.
O prenúncio do Antigo Testamento é cumprido quando Jesus é batizado por João no rio Jordão. Ao submeter-se ao Batismo de João, mesmo sem pecado, Jesus dá o exemplo para a Igreja. Quando Cristo desceu às águas do Jordão, Ele abençoou as águas do Batismo e se identificou com a humanidade caída para nos redimir. O Espírito Santo desceu sobre Jesus e proclamou Sua identidade para que todos ouvissem: “Este é Meu Filho, o Amado; este é o meu escolhido ”(Mateus 3:17). Assim como a filiação de Jesus é revelada, nosso Batismo nos torna filhos e filhas de Deus.
Tlf: 253416144
E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt
Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães
253416144
terça-feira, quinta-feira e sexta-feira das 17h30 às 18h30.
Outros horários de atendimento podem ser solicitados pelos seguintes contatos:
E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt
Telefone: 253416144.
[observando as orientações da Conferência Episcopal Portuguesa e em consonância com as normas das autoridades de saúde]
Horários
SEMANA:
- SEGUNDA A SEXTA FEIRA
19h na Igreja da Senhora da Oliveira
- QUARTA FEIRA
17h na Igreja da Misericórdia
FIM DE SEMANA:
- SÁBADO
16h na Igreja Senhora do Carmo
19h na Igreja da Senhora da Oliveira
- DOMINGO
11h na Igreja da Misericórdia
12h e 19h na Igreja da Senhora da Oliveira
Para confissões e acompanhamento espiritual é possível fazer marcação:
E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt
Telefone: 253416144.