Plano Pastoral Arquidiocesano 2020-2021
Toma e Lê
Toma e Lê
Oração e Adoração

Terço: todos os dias às 18h30.

Adoração: à quinta feira das 19h30 às 20h00.

Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de Comunicação | 18 Nov 2020
«Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo»
Renascer pela água no Espírito
PARTILHAR IMPRIMIR

O sacramento do Batismo não é um ritual vazio ou um mero símbolo, mas é uma parte essencial do plano de Deus para a salvação de cada ser humano. O Baptismo é um sacramento, um sinal visível com efeitos reais e espirituais. Por meio dele entramos na família de Deus, a Igreja, somos purificados de nossos pecados e renascemos no Espírito Santo. O batismo confere um selo indelével ao novo cristão, marcando-o como pertencente a Cristo, e não pode ser revogado ou repetido. Nada pode remover a marca do Batismo.

Para entender melhor o Batismo, devemos voltar à criação. Desde os primeiros versículos da Escritura, a água está presente como uma atividade que comunica a vida de Deus. A desobediência, ou o pecado de Adão e Eva no Jardim do Éden, introduz a morte no homem e no mundo. Adão e Eva perdem sua vida sobrenatural, sua união com Deus, e são marcados pelo pecado. Em essência, nascemos para morrer, tanto física quanto espiritualmente. A história poderia ter terminado aí, mas as Escrituras nos mostram como Deus começou a trabalhar para trazer toda a humanidade de volta à união com Ele, para trazer essa humanidade de volta à vida, espiritualmente. O batismo é um componente vital de como Deus o realiza.

No Antigo Testamento, o batismo é prefigurado no dilúvio, que limpa a terra para Noé e sua família começarem de novo. A passagem pelo Mar Vermelho no Êxodo de Israel do Egito é o maior prenúncio do Batismo no Antigo Testamento: Israel passa da escravidão para a liberdade pelas águas do mar, assim como o cristão passa da escravidão do pecado para uma nova vida em Cristo nas águas do Batismo. O batismo também está prefigurado na passagem do rio Jordão ao final dos 40 anos de deserto. Passando pelas águas do Jordão, Israel entra em sua herança: a Terra Prometida. As águas do batismo abrem o caminho para o cristão receber a herança prometida da vida eterna.

O prenúncio do Antigo Testamento é cumprido quando Jesus é batizado por João no rio Jordão. Ao submeter-se ao Batismo de João, mesmo sem pecado, Jesus dá o exemplo para a Igreja. Quando Cristo desceu às águas do Jordão, Ele abençoou as águas do Batismo e se identificou com a humanidade caída para nos redimir. O Espírito Santo desceu sobre Jesus e proclamou Sua identidade para que todos ouvissem: “Este é Meu Filho, o Amado; este é o meu escolhido ”(Mateus 3:17). Assim como a filiação de Jesus é revelada, nosso Batismo nos torna filhos e filhas de Deus.

 

Queres batizar o teu filho(a)? 

Contacta-nos!

Tlf: 253416144

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial
Morada

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães

TEL

253416144

Cartório Paroquial

Durante o tempo de confinamento o atendimento será feito com marcação prévia: 

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

Telefone: 253416144.

Eucaristias

Suspensão da celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021 até novas orientações.

 

Horários fora do tempo de confinamento:

SEMANA: 

- SEGUNDA A SEXTA FEIRA

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- QUARTA FEIRA

17h na Igreja da Misericórdia

 

FIM DE SEMANA:

- SÁBADO

16h na Igreja Senhora do Carmo

19h na Igreja da Senhora da Oliveira 

- DOMINGO

11h na Igreja da Misericórdia

12h na Igreja da Senhora da Oliveira

Confissões

Para confissões e acompanhamento espiritual durante o tempo de confinamento é possível fazer marcação: 

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt 

Telefone: 253416144.

Párocos