Plano Pastoral Arquidiocesano 2020-2021
Toma e Lê
Toma e Lê
Oração e Adoração

Terço: todos os dias às 18h30.

Adoração: à quinta feira das 19h30 às 20h00.

Arquidiocese

Uma Igreja Sinodal e Samaritana

Programa Pastoral 2020/2023

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Nossa Senhora da Oliveira
Equipa de Comunicação | 19 Nov 2020
Apresentação da Comunidade Aliança
«Criadas só para ti, Senhor».
PARTILHAR IMPRIMIR
 

UM POUCO DA HISTÓRIA

O toque de Deus na história da Aliança de Santa Maria começou com algumas senhoras que, em 1966, sentiram um chamamento a uma vida de oração, consagração e comunhão com Deus e entre si, pelas mãos de Santa Maria. O Porto foi o berço do pequeno núcleo que aí se juntou a 25 de março desse ano.

Entre as convulsões sociais da época, o Espírito Santo e Nossa Senhora, foram-lhes fazendo sentir a urgência de anunciar o Evangelho e a Mensagem de Fátima que viam como dom de Deus de importância singular. A partir de 1974, intensificaram o trabalho apostólico difundindo a oração do Rosário, bem como os pedidos de Nossa Senhora de Reparação e Consagração. Daqui brotaram os movimentos laicais ligados à congregação: Cruzada Nacional do Terço, Luzeiros de Santa Maria e Aliados Reparadores. Mais tarde, surgiram, também, o Luzeiro dos Pastorinhos, para crianças e, mais recentemente, o grupo Ignis para jovens.

Enraizada na Palavra de Deus, num espírito de entrega filial, profunda alegria e união fraterna, a Aliança de Santa Maria foi-se constituindo como pequeno rebanho ao serviço do Senhor e do seu Reino, tendo sido aprovada como Associação de Fiéis por D. Eurico Nogueira, a 28 de Novembro de 1985 e, como Congregação Religiosa, por D. Jorge Ortiga, a 13 de junho de 2002.

 

CARISMA

O carisma da Aliança de Santa Maria é cooperar na Nova Evangelização, através do Coração Imaculado de Maria, com o rosto específico da Mensagem de Fátima. Este é um modo de vida alicerçado nas verdades do Evangelho, anunciadas por Nossa Senhora, na Cova da Iria. É de salientar, ainda, a centralidade de vida em Deus, o amor a Jesus Eucaristia, ao Imaculado Coração de Maria e à Igreja, o desejo de santidade e o zelo por participar na História da Salvação. Esta forma de viver, traduz-se em diversas atividades apostólicas nas paróquias e em diversos grupos, colaborando com a Igreja Local, de acordo com as necessidades do momento.

 

FUNDADORAS

A Aliança de Santa Maria surgiu pela ação do Espírito Santo que suscitou em Maria Áurea Ferreira Soares e em Maria Clara de Vasconcelos Pereira o desejo de radicalidade e entrega total ao Senhor, bem como um especial amor a Nossa Senhora a quem chamavam "Mãe".

A Maria Áurea era professora de liceu quando conheceu a Maria Clara no seu percurso de formação de professora do Ensino Básico. Eram mulheres de inteligência e força de vontade invulgares, de diferentes origens e personalidades, que procuravam seguir fielmente a Cristo. A Áurea tinha 41 anos e a Clara 18, quando deixaram tudo para se lançarem na missão que ardia nos seus corações.

A Clara, de frágil saúde, tinha um carácter delicado, sensível e incrivelmente alegre, que manifestou em constantes gestos de mãe. A Áurea unia uma vasta cultura e talento artístico a um espírito determinado e ao dom da palavra. Eram duas almas de fogo com uma intensa paixão por Deus e pelo Reino, ao qual se dedicaram incansavelmente. A Clara faleceu em 1994 e a Áurea em 2001, tendo irradiado nas suas vidas a constância da Fé, a confiança inquebrantável na Palavra de Deus e a força da Unidade que assumiram como voto.

 

COMUNIDADE DE GUIMARÃES

A comunidade de Guimarães está presente na Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira. Colabora no Secretariado Regional da Catequese, na Liturgia e na Catequese. Realiza atividades pastorais com os Leigos ligados à congregação, com casais (encontros Deus a dois), jovens (encontros Logos) e crianças (encontros Luzeiro dos Pastorinhos). Estes encontros, orientados segundo os traços da Mensagem de Fátima, têm como objetivo proporcionar, por um lado, o encontro íntimo com Jesus e, por outro, a experiência partilhada de fé. Cada Aliada de Santa Maria procura ser a presença de Jesus e a presença materna de Nossa Senhora, através do cuidado, da atenção e da oração pelas necessidades de cada pessoa.

Para além da comunidade de Guimarães (casa geral), a Aliança de Santa Maria está, ainda, em Estarreja, Coimbra, Fátima (duas comunidades, entre as quais a de formação) e Belém (Lisboa), com um número total de trinta e nove membros que vivem os votos de Pobreza, Castidade, Obediência e Unidade.

 

Para conhecer melhor a «Aliança de Santa Maria» pode consultar o site oficial: 

 

http://www.aliancadesantamaria.com/

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Nossa Senhora da Oliveira
Casa Paroquial
Morada

Largo da Oliveira, s/n
4800-438 Guimarães

TEL

253416144

Cartório Paroquial

Durante o tempo de confinamento o atendimento será feito com marcação prévia: 

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt

Telefone: 253416144.

Eucaristias

Suspensão da celebração “pública” da Eucaristia a partir de 23 de janeiro de 2021 até novas orientações.

 

Horários fora do tempo de confinamento:

SEMANA: 

- SEGUNDA A SEXTA FEIRA

19h na Igreja da Senhora da Oliveira

- QUARTA FEIRA

17h na Igreja da Misericórdia

 

FIM DE SEMANA:

- SÁBADO

16h na Igreja Senhora do Carmo

19h na Igreja da Senhora da Oliveira 

- DOMINGO

11h na Igreja da Misericórdia

12h na Igreja da Senhora da Oliveira

Confissões

Para confissões e acompanhamento espiritual durante o tempo de confinamento é possível fazer marcação: 

E-mail: senhoradaoliveira@arquidiocese-braga.pt 

Telefone: 253416144.

Párocos