XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá #307
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Brufe (São Martinho) | 20 Nov 2020
Effathá#210
Boletim Paroquial de 23 a 29 de novembro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

FORMAÇÃO BÍBLICA ARCIPRESTAL: de 25 a 27, às 21h15, teremos formação bíblica, em formato digital, com a presença e contributo do Sr. D. António Couto, Bispo de Lamego. Podem aceder à formação através do facebook: www.facebook.com/arciprestadovnfamalicao. O tema da formação é: “Faz do mesmo modo” – Por uma Igreja samaritana. Não desperdicemos esta oportunidade de formação. Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer Cristo. 

ADVENTO: Iniciamos no próximo fim de semana o Advento. “Neste Advento APLICA-TE” será o mote da nossa caminhada.  Continuamos a propor o livro “Rezar no Advento”: é um livro de oração diária, a partir da Palavra de Deus, com o custo de 1€. Haja um por família. Os pais tenham a preocupação por ajudar os seus filhos na preparação do Natal. Oração de Advento em família: para melhor viver e celebrar o advento em família, crie-se o cantinho de oração, colocando nele a Bíblia aberta e faça-se a coroa de advento com as quatro velas, acendendo-se uma por cada semana. Reúnam-se pais e filhos numa hora própria e rezem em família. Podem usar o livro Rezar no Advento. No site da paróquia poderão encontrar mais sugestões para viver e celebrar o tempo de Advento e do Natal. Não esquecer de fazer o presépio em família.

DESAFIO - COMO REPRESENTAR ESTE ANO O PRESÉPIO?: todos os anos procuramos fazer com que o presépio na igreja tenha em conta a atualidade. No fundo, Deus encarnou e continua a encarnar a nossa história, a nossa vida comum. Por isso, face ao que estamos a viver, em que cenário nasce Jesus nos dias de hoje? Deixem as vossas sugestões, até ao dia 8 de dezembro, no recipiente respectivo ou enviem-nas por mail ou por outro meio. O Conselho Económico recolherá todas as sugestões e depois de analisar aquela que mais se adequa representará dessa forma o nascimento de Jesus.

COROA DE ADVENTO: desafiamos todas as famílias a fazer coroas de advento e a fazer a caminhada com o rezar o acender da vela semanalmente, como na Igreja. A criatividade é muito bem-vinda. Façam chegar à paróquia por mail as fotografias da vossa coroa.  

SERVIÇO DE ATENDIMENTO: dia 27, sexta, das 17h às 19h. 

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, na Eucaristia das 9h45, faremos o ritual da bênção das Mães Grávidas. Pedimos que, juntamente com os pais, se inscrevam na sacristia, no cartório paroquial, por telefone (252303250), nos horários de atendimento ou por mail saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt. 

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - BODAS MATRIMONIAIS: no dia 27 de dezembro, vamos celebrar a Família. Por isso, convocamos todas as famílias, de forma especial, todos os casais que celebram as suas bodas matrimoniais durante o presente ano. Pedimos que, no dia 8 de dezembro, no final da Missa, compareçam para um pequeno encontro de preparação com a Pastoral Familiar. Inscrevam-se na sacristia ou no cartório.

GRATIDÃO: gratos pelo belo momento de Adoração Eucarística vivido em comunidade. Obrigado a todos quantos colaboraram. A Conferência Vicentina, a propósito do IV Dia Mundial dos Pobres, agradece também a generosidade e a partilha de todos.

MARCAR INTENÇÕES DE MISSA: para o próximo fim de semana estará disponível na sacristia o boletim para as intenções de missa. Levem-no e depois de preenchido entreguem-no de novo na sacristia para se proceder à marcação. Pedimos que o entreguem até 20 de dezembro. Tenham em conta as indicações no verso.

CELEBRAR PELOS FAMILIARES – INTENÇÕES DE MISSA: o gesto bonito de “marcar missas” pelos familiares deve ser revalorizado nas famílias e na comunidade. Quando deixarmos de rezar pelos defuntos, quer dizer que os perdemos da memória. Ao pedir na missa pelos familiares e amigos estamos a reavivar em nós a nossa esperança. Recordamos que o encontro com Deus e com os familiares chegará um dia também a cada um de nós. Além disso, é oportunidade para refletirmos sobre o sentido último das nossas vidas.

AZULEJO “MÃE DE DEUS”: azulejo industrial 100×100mm, cozido e vidrado em forno de alta temperatura. O motivo impresso é da autoria de Isabel Amaral. Nesta arte, está um mote para a (re)descoberta do património cultural e religioso. É um presente económico (6€) e colecionável. Podem encontrar este azulejo na sacristia, no cartório paroquial, ou encomendar por mail saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt.

LIVRO “AO MEU QUERIDO JESUS”: livro de orações para crianças e adolescentes. Os pais e avós podem ajudar os filhos e netos a rezar a Jesus e a Deus. Podem adquiri-los no final das Missas, na sacristia ou no cartório paroquial.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho