XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Brufe (São Martinho) | 14 Jan 2021
XVI Jornadas da Família
"Família - Laboratório da caridade"
PARTILHAR IMPRIMIR
 

“A credibilidade da Igreja manifesta-se na vivência do amor. Ora, a família é a casa do amor, onde habita a presença do Senhor (cf. Amoris Laetitia, 315). O recente período, em que fomos obrigados a ficar confinados em nossas casas, leva-nos a olhar para a realidade da família com novos olhos”. 

Tendo em conta este novo olhar, as equipas de pastoral familiar de São Martinho de Brufe de Santo Adrião de Vila Nova de Famalicão, pensaram no tema “Família – laboratório da caridade” para XVI Jornada da Família.

Todos os anos, o Centro Pastoral de Santo Adrião de enchia para uma tarde de reflexão sobre a família. Este ano, devido à pandemia, o modelo é outro: será feito de forma digital. Por isso, o tema geral é subdividido em temas mais específicos e em dias diferentes: 

  1. Trabalho e lazer (dia 5 de Fevereiro) com a Dra. Fátima Amorim;
  2. Igreja Doméstica (dia 12 de Fevereiro) com o Dr. Juan Ambrósio;
  3. Amor e Divórcio (dia 19 de Fevereiro) com o Sr. D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga;
  4. Caridade conjugal (dia 26 de Fevereiro) com o casal Pedro e Catarina Portela.

Estes encontros digitais realizar-se-ão todas as sextas feiras do mês de fevereiro, às 21h15, no facebook da unidade pastoral.

Gostaríamos que estas sextas de partilha e reflexão fossem uma oportunidade para as famílias cristãs repensarem o seu lugar na igreja e na sociedade. Que redescobrissem as suas prioridades e assumissem a possibilidade de um outro caminho, de uma outra vida familiar. Que se tornassem em verdadeiras comunidades crentes e evangelizadoras (cf. Familiaris Consortio, 51), vivendo a liturgia da vida e do quotidiano. De facto, a família pode ser o primeiro lugar onde é exercitado o Evangelho ao jeito e estilo do Bom Samaritano. 

Acreditamos que a família é mais importante do que a escola. A escola é fundamental, mas a família é imprescindível e insubstituível na transmissão dos valores cristãos da vida. O lar é um verdadeiro laboratório, um espaço de descoberta e de aprendizagem contínuas. 

Diz D. António Marto, na Carta Pastoral “Chamados à Caridade”, de 2010: “A primeira casa e escola onde somos iniciados à caridade e chamados a vivê-la e a testemunhá-la é, por natureza, a família. “A caridade bem ordenada começa na própria casa”, diz o adágio. É aí que fazemos a primeira experiência do amor humano mais gratuito e generoso: de pais e filhos e de irmãos. Hoje, múltiplos factores, desde o desencontro dos horários de trabalho até às solicitações das novas tecnologias, desde a ruptura cultural entre as gerações à perda de valores educativos, provocam um curto circuito na circulação e no crescimento deste amor familiar: na proximidade, na disponibilidade, no acolhimento, no diálogo e no sacrifício de uns pelos outros. A caridade, o amor gratuito, oblativo e generoso é o que torna mais bela a família. Por isso, sugiro a cada família fazer um exame de consciência sobre a qualidade das suas relações, cultivar gestos de partilha com os mais necessitados, educar os filhos para a generosidade e gratuidade no serviço aos outros. Com confiança e afecto faço um apelo: “Família, reacende o fogo da caridade que está em ti”!

Que estas Jornadas, em tempo de pandemia, a suscitar a caridade de todos, nos ajude a fazer o exame de consciência que nos sugere o Sr. Cardeal D. António Marto e, ao mesmo tempo, desperte em nós o fogo da caridade, escondido na cinza das dificuldades e dos problemas dos nossos dias. 

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho