XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 31 Dez 2021
Effathá#268
Boletim Paroquial de 3 a 9 de janeiro

PANDEMIA - ORIENTAÇÃO PARA AS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS: tendo em conta o forte agravamento da atual situação pandémica, devido sobretudo à nova variante Ómicron da Covid-19, a Conferência Episcopal recomenda vivamente que, a partir das celebrações do Natal, inclusive nas Missas da Vigília, se observe um adequado distanciamento entre os participantes, conforme as orientações da Direção Geral da Saúde. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.

NATAL: “Gestação” é o tema para a nossa caminhada de Advento e Natal. Ele tem em conta que o nosso Plano Pastoral: “onde há amor nascem gestos”. Por isso, será em gestos concretos que esta proposta se alicerçará. Para cada semana foi escolhido um gesto (germinar, sorrir, saltar de alegria, saudar, embalar, olhar e escutar) que procurará dar fecundidade a diversos ambientes: a Liturgia, a Família, a Catequese, a Escola e a Juventude. Só com gestos concretos, que sejam expressão da caridade, é que poderemos cultivar a virtude da esperança, fazendo um caminho em conjunto, em “gestação” de Jesus Cristo, em cada um de nós, nas nossas comunidades e em toda a Igreja.

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO: no dia 9, Dia do Batismo do Senhor, desafiamos todos os batizados a fazer memória do seu baptismo. Queremos, em comunidade, renovar as promessas batismais e reavivar o nosso compromisso cristão de sermos discípulos missionários, para uma inadiável renovação paroquial.

DESAFIO ÀS FAMÍLIAS – OLHAR: “Os olhos são o espelho da alma”. Quando Deus volta o seu olhar compadecido para nós, assume o olhar terno, como uma mãe olha o seu filho. O nosso olhar, quando se detém a meditar e contemplar a presença de Deus em Jesus Menino, fica admirado e, assim, glorifica e louva o próprio Deus. O olhar pode ser uma fonte de bênçãos. Por isso, sugerimos às famílias, fazer um passeio em família pela natureza e contemplar/olhar a beleza de viver no mundo que Deus criou para nós. Conversar com os filhos sobre a importância de preservar a criação. Cultivar o olhar para os pormenores. Sobretudo, cultivar o olhar os outros como irmãos, como dos nossos, tal qual Jesus se fez um de nós.

FESTA DO MENINO JESUS: este ano a festa do Menino é organizada pelo nosso Agrupamento de Escuteiros. Partilhemos com eles e ajudemo-los a preparar bem a Festa do Menino Jesus: o Natal. Nas entradas da Igreja estão as caixas das esmolas para fazerdes as vossas ofertas. Desde já, obrigado.

LEILÃO DE REIS: estávamos a programar fazer o Leilão de Reis, no segundo Domingo de Janeiro. Contudo, a pandemia não nos permite fazer esta iniciativa. Em todo o caso, juntamente com os delegados de lugar, entendemos que deveríamos fazer o Leilão noutra altura. Assim, estamos a prever fazer o leilão no primeiro domingo de Fevereiro. Esperemos que já haja condições para tal. Pedimos a vossa compreensão e motivação para esta iniciativa comunitária de ajuda às necessidades da paróquia.

EQUIPAS DE ACOLHIMENTO – OBRIGADO: queremos ser comunidade fraterna e acolhedora, que pratica e promove  a cultura do encontro. Com a pandemia, esta necessidade tornou-se indispensável. Desejamos que, nas celebrações, cada irmão seja acolhido fraternalmente, acarinhado e recebido com a marca da alegria da fé. Estas equipas, à entrada da igreja, têm feito um trabalho de excelência, não obstante as dificuldades e as incompreensões de alguns em acolher as orientações neste tempo de pandemia. Só lhes podemos agradecer o seu contributo, a dedicação e o cuidado para que na Igreja estejamos bem, mesmo nas condições a que o covid_19 nos obriga. Faço o apelo para que outros possam responder com a mesma generosidade para que não sobrecarreguemos sempre os mesmos. Quem poderá ajudar!? Apelo desde já à vossa generosidade para aceitarem este desafio desta comunidade a tecer-se e em atitude de saída, de envolvimento e de corresponsabilidade.

PEDIR O BAPTISMO: apesar de estarmos em tempo de pandemia, nada impede a celebração do Baptismo. O sacramento do Baptismo é pedido pelos pais. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Baptismo. Preferencialmente são celebrados ao sábado ou ao domingo. No entanto, em cada dia só há uma celebração de Baptismo. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove- se um encontro de formação, na última sexta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Baptismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período. Uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do baptismo, apontamos o dia da Vigília Pascal como o dia por excelência da celebração do Baptismo.

O vosso pároco deseja-vos um próspero ano novo, invocando a Bênção do Deus Menino para todos.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal