XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 3 Mar 2023
Effathá #329
Boletim da paroquial de 6 a 12 de março

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO – CONFISSÕES: dia 11 de Março, das 10h às 11h30 na Igreja paroquia. Acolhemos todas as crianças a partir do 4.º ano da catequese na Cripta da Igreja conforme serão informadas pelos seus catequistas. Que os pais acompanhem com o exemplo os seus filhos. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo.

EXAME DE CONSCIÊNCIA, O QUE É? Mais do que uma análise ou mero exercício introspetivo, o Exame de (para tomar) Consciência é um momento de oração, de transparência com Deus e connosco. Trata-se de assumir o passado e converter-se para relançar o caminho futuro. Propomos de forma simples, este esquema, inspirado nos ensinamentos de Santo Inácio de Loiola: 1.º começa por colocar-te na presença de Deus; 2.º dá graças a Deus; 3.º deixa-te olhar por Deus, 4.º pergunta por onde é que Deus tem passado na tua vida; 5.º deixa-te reconciliar com Deus e com os outros; 6.º e por fim, faz um propósito para continuar a viver no Amor de Deus.

PASTORAL FAMILIAR INTERPAROQUIAL: dia 6, segunda-feira, às 21h30, na residência paroquial de Sto. Adrião.

ENCONTRO DE NOIVOS: dia 9, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral de Sto. Adrião, para os que vão casar este ano.

FORAMÇÃO ARCIPRESTAL PARA MEC E LEITORES: dia 9, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral de Sto. Adrião, para os Ministros Extraordinários da Comunhão e Leitores.

ENSAIO CORO DE PAIS - DIA DO PAI: dia 10, às 21h15, na Igreja paroquial haverá ensaio coral para todos os pais e seus filhos com o objectivo de preparar o Dia do Pai. Motivem-se uns aos outros para formar um grande coro de pais e filhos. Obrigado desde já aos que estão a preparar tudo.

QUARESMA: começamos nesta quarta-feira a Quaresma. É um forte convite à conversão. Para o efeito, propomos:
HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR é o tema da caminhada quaresmal/pascal para a comunidade e família.
A CRUZ EM NOSSAS CASAS: a pandemia foi-nos fechando as portas, mas não nos impediu de celebrar e expressar a nossa fé. Com efeito, voltamos a propor que cada família coloque na sua porta, varanda ou jardim uma Cruz, durante o tempo da Quaresma e no tempo Pascal a possa florir ou iluminar. Desta forma tornamos mais claro que a Cruz é o sinal da nossa identificação com Jesus.
CANTINHO DA ORAÇÃO: que cada família crie um espaço de oração, replicando o cenárioda Igreja. Além da Cruz, faça uma pequena tenda, a qual estará descoberta, despida... e em cada semana escreva a pergunta da semana e a coloque junto à tenda. Essa questão ajudará a fazer o exame de consciência ao longo da Quaresma. Não deixemos de colocar a Bíblia e uma vela para a oração pessoal ou familiar. Assim, caminhará pessoal e familiar ao ritmo da liturgia paroquial.
CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela generosidade.

HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR: dando continuidade ao tema do Advento e Natal, a pastoral litúrgica arquidiocesana propõe um caminho Quaresmal e Pascal que ajude cada discípulo de Cristo a intuir a presença de Deus entre nós como uma presença libertadora, salvadora: “foi para a verdadeira liberdade que Cristo vos libertou” (Gl 5, 1). Há no caminho quaresmal uma luz pascal, libertadora, que assume a nossa condição frágil, sem tragédia, mas oferece-lhe a possibilidade de ser redimida, salva, amada.

OFERTA PAROQUIAL: os envelopes para a oferta paroquial estão a ser distribuídos pelas famílias. Contudo, pode fazê-lo no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). Pode também fazer no seu banco o agendamento de transferência, com o montante que desejar, escolhendo ser mensal, de dois em dois meses ou anualmente. Assim pode dividir a oferta ao longo do ano e não se esquecerá. Apelamos ainda à vossa generosidade para continuar a missão de evangelizar e para levar a cabo as obras de conservação e restauro dos bens patrimoniais da paróquia. Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. A todos agradecemos a comunhão e generosidade.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 9, Quinta, das 17h às 19h.

Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

Eucaristias

Eucaristia Semanal