XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 17 Mar 2023
Effathá #331
Boletim da paroquial de 20 a 26 de março
PARTILHAR IMPRIMIR
 

QUARESMA: começamos nesta quarta-feira a Quaresma. É um forte convite à conversão. 
A CRUZ EM NOSSAS CASAS: a pandemia foi-nos fechando as portas, mas não nos impediu de celebrar e expressar a nossa fé. Com efeito, voltamos a propor que cada família coloque na sua porta, varanda ou jardim uma Cruz, durante o tempo da Quaresma e no tempo Pascal a possa florir ou iluminar. Desta forma tornamos mais claro que a Cruz é o sinal da nossa identificação com Jesus.
HABITANDO ENTRE NÓS... PARA LIBERTAR: dando continuidade ao tema do Advento e Natal, a pastoral litúrgica arquidiocesana propõe um caminho Quaresmal e Pascal que ajude cada discípulo de Cristo a intuir a presença de Deus entre nós como uma presença libertadora, salvadora: “foi para a verdadeira liberdade que Cristo vos libertou” (Gl 5, 1). Há no caminho quaresmal uma luz pascal, libertadora, que assume a nossa condição frágil, sem tragédia, mas oferece-lhe a possibilidade de ser redimida, salva, amada.

FORMAÇÃO MEMBROS DO COMPASSO PASCAL: dia 21, às 21h30, no Centro Pastoral de Santo Adrião, haverá formação para todos os membros do Compasso Pascal. A formação ajuda no cumprimento da missão. Queremos e desejamos uma igreja de discípulos missionários mais conscientes daquilo a que são chamados a fazer. A participação de cada um é estímulo para todos. 

CONTRIBUTO PENITENCIAL, O QUE É? A Quaresma traz consigo algumas atitudes, gestos e comportamentos que visam a nossa conversão ao Evangelho. Ao longos dos tempos a Igreja tem ensinado que o jejum, a oração e esmola são práticas que ajudam à vivência da Quaresma com vista à preparação da Páscoa. Estas práticas tem um caracter penitencial, sacrificial, isto é, ajudam-nos a descentrar-nos de nós mesmos, a pôr de lado toda a espécie de egoísmo e de autosuficiência, para melhor acolher e prover às necessidades dos que mais precisam. Assim, o Contributo Penitencial é tudo aquilo a que renunciamos, mesmo monetariamente, para o colocar ao serviço das várias necessidades do povo de Deus.

DESTINO DO CONTRIBUTO PENITENCIAL: Por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Faça o seu contributo penitencial, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial ou colocando nas caixas que se encontram à saída da Igreja. Gratos pela generosidade.

CAMINHADA PELO PATRIMÓNIO RELIGIOSO: dia 25 de março, às 10h, realizar-se-á a 1.ª Caminhada pelo Património Religioso de Vila Nova de Famalicão. Esta iniciativa está inserida nas atividades da Confraria das Santas Chagas de Vila Nova de Famalicão, associadas à vivência da Quaresma. O ponto de encontro será na Igreja Matriz Nova. A inscrição é gratuita, mas obrigatória. Poder-se-á inscrever junto da Paróquia de Santo Adrião, do Posto de Turismo ou, então, através do seguinte LINK.

VISTA AOS DOENTES E IDOSOS: faremos a visita aos doentes e idosos no dai 30 de março, de manhã e tarde. Pedimos que nos informem sobre os vossos familiares para que eles possam obter a graça da Eucaristia e da Reconciliação. É importante que ninguém fique provado dos sacramentos, sobretudo na doença. Bem hajam.

OFERTA PAROQUIAL: os envelopes para a oferta paroquial estão a ser distribuídos pelas famílias. Contudo, pode fazê-lo no cartório paroquial ou por transferência bancária: IBAN PT50 0033 0000 00046198972 87 (confirme o responsável de família, através do email da paróquia). Pode também fazer no seu banco o agendamento de transferência, com o montante que desejar, escolhendo ser mensal, de dois em dois meses ou anualmente. Assim pode dividir a oferta ao longo do ano e não se esquecerá. Apelamos ainda à vossa generosidade para continuar a missão de evangelizar e para levar a cabo as obras de conservação e restauro dos bens patrimoniais da paróquia. Quem desejar recibo para o IRS, passe pelo cartório paroquial e apresente o seu número de contribuinte. A todos agradecemos a comunhão e generosidade.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 24, sexta, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho