XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 8 Abr 2023
Compasso
Apresentação dos itinerários da Visita Pascal - Compasso
PARTILHAR IMPRIMIR
 

VISTA PASCAL – COMPASSO: felizmente a Visita Pascal volta à sua normalidade. A convicção da Ressurreição de Cristo, conduz-nos pelas ruas e casas da comunidade para anunciar, testemunhar e partilhar a alegria da fé. É belo este anúncio da Ressurreição através da Visita Pascal. Algumas orientações para que tudo corra bem: cada grupo do Compasso terá no mínimo cinco pessoas, devidamente identificados; entrará o Ministro da Cruz e o que preside, saudando os presentes, seguindo-lhes os restantes membros; será entregue à família a pagela para a oração pascal, para que todos participem; a Cruz permanece nas mãos do Ministro e o guia do grupo fará uma breve oração com a família reunida; no final da oração, não há o “beijo” à Cruz. Contudo, todos são convidados a venerar a Cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração; seguidamente procede-se à aspersão com água benta dos presentes e do lugar onde se encontram; o bom costume da partilha da mesa, se assim o entenderem, poderá ser feito com os membros do Compasso e familiares. Gratos pela solicitude e cuidado; haja alegria e bom acolhimento de todos.  Que todas as famílias cristãs da comunidade abram as suas casas para acolher a alegria do Ressuscitado. Que Jesus Ressuscitado caminhe sempre connosco pelos caminhos da vida!

ITINERÁRIOS DA VISITA PASCAL: verifiquem os itinerários e horários do Compasso Pascal. Pedimos, por isso, a vossa maior atenção e cuidado para que não haja enganos.

 

COMPASSO  1
MINISTRO | Bruno Ribeiro
CRUZ |Hélder Neves
MANHÃ | Inicia na rua do Cruzeiro, seguindo pela rua de Silvares, passando pela rua 10 de Junho e descendo na rua Manuel Campos Pereira. Termina no Cruzeiro.
TARDE |Reinicia no Cruzeiro, seguindo pela rua D. Jorge Ortiga, sobe pela rua Joaquim Campos Moreira, passando pela Av. Dom Afonso III e descendo pela Travessa do Eiral. Seguirá pela rua António Faria Brandão até ao Centro Social.

COMPASSO  2 
MINISTRO | Tiago Monteiro
CRUZ | Manuel Costa
MANHÃ |Inicia na casa n.o1510 da Rua Dom Jorge Ortiga seguindo em direção á travessa Dom Jorge Ortiga, descendo até á associação. Desce a Rua Marquesa de Alorna acabando na Rua do Carvalho.
TARDE | Reinicia na rua José Estevão n.o511, sobe a rua José Estevão até ao início da rua Padre Joaquim da Silva Lopes, desce a Rua Padre Joaquim da Silva Lopes, vira para a rua 25 de Abril, sobe a rua Manuel Carvalho de Miranda e percorre a rua Garcia de Resende.

COMPASSO  3 
MINISTRO |Ana Novais
CRUZ |Manuel Vilaça
MANHÃ |Inicia na casa n.o 87, sobe a Rua Manuel Carvalho de Miranda, passa para a Travessa Manuel Carvalho de Miranda, de seguida, continua na Rua Manuel Carvalho de Miranda até a casa n.o 500. De seguida passa para a Rua Francisco Mesquita Guimarães, sobe a Rua Francisco Manuel de Melo e segue pela Rua Almeida Garrett até a casa n.o465.
TARDE | Reinicia na Rua do Padim n.o 223, desce a rua Almeida Garrett até a casa n.o 945, sobe a mesma Rua seguindo até à casa n.o 582. Passa para a Rua de Louredo até a casa n.o 522. De seguida sobe a Rua São Martinho, seguindo no final para a Rua Fernão Mendes Pinto até à casa n.312.

COMPASSO  4
MINISTRO |Diácono Rafael Gonçalves 
CRUZ |Carlos Costa
MANHÃ | Inicia na Av. D. Afonso III, n.o1162 e desce até ao n.o42 (n.ºs pares) e n.o135 e 165, passa para a Rua Delfim Carvalho. Segue para a Rua António da Costa Araújo n.o844 até ao n.o263 e Prédio Montepio. De seguida passa para a Rua Manuel José da Cunha Cirne e termina na Rua Manuel Rodrigues de Oliveira n.o26.
TARDE |Reinicia na Rua do Castanhal n.o25, sobe para a Rua Sampaio Bruno e desce para o Loteamento do Castanhal. Rua 1.o de Maio e segue para Cerite. Volta à Av. D. Afonso III, n.o1789 e termina no n.o1257.

COMPASSO  5
MINISTRO | Benício Cardoso
CRUZ |José Barroso
MANHÃ | Inicia na rua Daniel Rodrigues nº 1423, segue para a rua António José Brandão (números 1476 e 1477, moradias em frente ao restaurante Marco na Av. Afonso III, Pinho Leal, Serrões, Av. 9 de julho, Leopoldo Silva loureiro nº. 24, (Bairro), rua Pe. Domingos Joaquim Pereira nº. 370 e termina no nº. 29, na rotunda.
TARDE | Reinicia nos edifícios da rua Manuel Ferreira Loureiro, segue para rua Caetano Faria (monte), Pe. Domingos Joaquim Pereira (Edifícios onde se localiza a Pastelaria Desejos), Manuel Moreira Maia, nº. 510 ao nº. 303, Sá de Miranda, regressa à rua Manuel Moreira Maia nº. 345, Rodrigo Terroso e termina na rua José Gonçalves Oliveira.

ORAÇÃO PASCAL

  1. Acolhimento familiar ao Compasso Pascal;

  2. O Ministro da Cruz toma um lugar onde todos podem contemplar o ressuscitado.
  3. O Ministro do Compasso inicia a oração, à qual a família responde convictamente;

  4. NÃO há o “beijo” à Cruz/Ressuscitado. Todos são convidados a venerar a Cruz, fazendo o “Sinal da Cruz” sobre si e inclinam-se à Cruz, em sinal de veneração;
  5. De seguida faz-se a aspersão com água benzida na Vigília Pascal, que nos interpela à vivência batismal; No final dão-se os cumprimentos e saudações Pascais.

VISITA PASCAL - COMPASSO: a saída será às 9h15 com interrupção para almoço às 12h30. De tarde, retomam pelas 14h30 e terminam pelas 17h, concentrando-se no Centro Social. Daí vimos em Cortejo Pascal para a Igreja. À chegada, pelas 17h30, celebraremos a Eucaristia da Páscoa do Senhor. Convidamos toda a comunidade a participar no cortejo e na celebração.

O QUE É O COMPASSO? Qual a sua origem? Compasso é a forma que chegou até nós da expressão latina Crux cum passo Domino, que significa: a Cruz na qual se deu a Paixão do Senhor. Como sabemos, quem preside ao Compasso é a Cruz paroquial. Por razões de ordem prática e logística do Compasso, reproduzem-se outras Cruzes para que presidam aos vários grupos do Compasso paroquial. Ou seja, cada equipa ao entrar em cada lar, apresenta a Cruz, sinal da paixão, morte e ressurreição de Cristo, diante da qual nos inclinamos como sinal de acolhimento da verdade que ela nos oferece. O Compasso assume também a designação de Visita Pascal, porque aquela Cruz não fala apenas da morte de Jesus, mas sublinha que ela não tem nenhuma força diante da ressurreição de Jesus. Jesus venceu a morte. A Cruz é assim o anúncio da Nova e eterna Aliança que Deus faz com o seu povo: a Páscoa de Jesus.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho