XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 14 Abr 2023
Effathá#335
Boletim Paroquial de 17 a 23 de abril
PARTILHAR IMPRIMIR
 

TEMPO PASCAL – DINÂMICA PASTORAL/LITÚRGICA: Deus toma a iniciativa de nos visitar, em seu filho Jesus Cristo, mas não nos deixa sozinhos nem nos abandona. Ele habita entre nós e, mais ainda, em nós. Esta presença de Deus na nossa vida concreta suscita o desejo de O acolhermos. Aí surge um ponto de encontro, uma casa habitada por Deus na nossa humanidade e na nossa história. Este dinamismo implica não conceber a nossa vida cristã, de relação com Deus e com todas as pessoas, como algo estático, mas como um processo. Aliás, os grandes exemplos de humanidade colocam-se sempre a caminho e desafiam-nos a entrar neste dinamismo. O caminho já iniciado na Quaresma leva-nos agora à missão Pascal. Deus não só está em nós para nos libertar, Ele também está entre nós e nos confere uma missão, libertar todos aqueles com quem nos cruzamos. O ciclo litúrgico da Quaresma e Páscoa é o tempo favorável para deixarmos que a visita de Deus à nossa humanidade produza os seus frutos: a conversão e a missão. Se na Quaresma nos despimos (tenda despojada) e fizemos um caminho de maior interioridade, para perceber os sinais de conversão que somos chamados a realizar, agora no Tempo Pascal somos provocados com este mote: “Alarga a tua tenda!”, correspondendo ao desafio evangelizador de revelar o Reino de Deus em pessoa, Jesus Cristo, nos caminhos percorridos pelos seus discípulos missionários, uma vez que habita entre nós. Por isso, o símbolo escolhido para a caminhada da Páscoa continua a ser a tenda. Durante a Quaresma, ela foi despojada, descoberta, permanecendo apenas a sua estrutura. Agora, no tempo da Páscoa, ela está revestida de verdes e flores. Neste processo de alargar a tenda, dela surgirá um caminho com várias setas, que apontarão as diversas direções que a missão de evangelizar pode assumir. Em cada Domingo, Páscoa Semanal do Senhor, vamos descobrindo a missão que nos é confiada.

HABITANDO ENTRE NÓS – SER COMUNIDADE: Jesus ENTRE nós dispõe o nosso coração para o encontro com Ele e uns com os outros. Este encontro com Jesus gera em nós paz e alegria, fazendo-nos sentir abençoados pelo seu amor misericordioso e comprometidos na presença e na participação na assembleia dominical. Pede-nos a capacidade para alargar a nossa tenda, os nossos horizontes, olharmos para além de nós mesmos e assumirmos um compromisso com a comunidade onde vivemos. Por isso, a caminhada pascal, esta semana, dirige-se para a comunidade paroquial! Rezemos fervorosamente pela nossa comunidade cristã: pelas pessoas mais comprometidas e dedicadas, pelos grupos e movimentos de apostolado, pelas pessoas que duvidam e por aqueles que se sentem mais à margem ou por aquelas de quem ninguém se lembra. Que a nossa comunidade veja mais Jesus no centro da sua vida e seja um sinal cada vez mais visível de Jesus entre todos!

ENCONTRO DE NOIVOS: no dia 20, quinta-feira, às 21h30, no centro pastoral, haverá encontro de noivos.

CONCERTO DOS CUPERTINOS: dia 22, sábado, às 21h30, na Matriz Antiga, há concerto pelos Cupertinos, totalmente dedicado a Francisco Garro (1556-1623). Este concerto é da total responsabilidade dos Cupertinos. Os bilhetes podem ser adquiridos na fundação Cupertino de Miranda ou em www.cupertinos.pt.

OFERTA PAROQUIAL E FOLAR - GRATIDÃO: estamos muito gratos a todos os que fizeram a sua oferta paroquial para que a paróquia continue a sua missão de evangelizar. Agradecemos de igual modo, os gestos de estima pelo pároco com a oferta do folar. A vossa colaboração ajudar-nos-á a cumprir os nossos compromissos. Contamos convosco.

BÊNÇÃO DAS CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 7 de maio, Dia da Mãe, na Eucaristia das 09h45, procederemos à bênção das mães grávidas. Para o efeito, pedimos que as famílias se inscrevam na sacristia ou no cartório paroquial ou por email. Desde já os nossos parabéns.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 21, sexta, das 17h às 19h.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho