XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHA
Effathá#349
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Brufe (São Martinho)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 23 Abr 2023
Feijoada solidária
Dia 30 de Abril para ajudar o Centro Social e Paroquial de São Martinho de Brufe
PARTILHAR IMPRIMIR
 

HABITANDO ENTRE NÓS – IMPELIDOS AO AMOR: Jesus ENTRE nós dispõe o nosso coração para o encontro com Ele e uns com os outros. É bom fazer parte do rebanho de Jesus, porque Ele é o Bom Pastor! Por isso, celebramos com a alegria de sermos chamados, conduzidos e protegidos por Jesus. Esta prova de amor não nos deixa ficar parados ou indiferentes, mas chama-nos a alargar a nossa tenda, os nossos horizontes, a olharmos para além de nós mesmos e a aderir de todo o coração a Ele! Por isso, a nossa caminhada impele-nos ao amor! Rezemos com esperança pelos bispos e sacerdotes, para que exerçam a sua missão no mundo como sinais do amor de Deus por cada uma das suas ovelhas, amando, cuidando e protegendo. Que a nossa comunidade veja mais Jesus no centro da sua vida e seja um sinal cada vez mais visível de Jesus entre todos!

MÊS DE MAIO: por Maria a Jesus Ressuscitado, na Igreja, nos dias da semana do mês de Maio, às 21h, rezaremos o Terço. A Missa, à terça e à sexta, é antes do Terço, às 20h30. Aos Sábados e aos Domingos rezamos o terço antes da Missa. Relativamente à catequese, que a comunidade estimule a presença das crianças e adolescentes nesta oração. Que os catequistas animem a sua presença. Importa realçar que devemos estar presentes todos os dias e não apenas naqueles em que os movimentos ou as crianças vão participar mais activamente. Os pais devem estar atentos e participar com os seus filhos. Unidos na oração contribuiremos para a renovação cristã da nossa comunidade, das famílias e da sociedade.

EUCARISTIA À SEMANA: em maio, a Missa à semana será celebrada às 20h30. Depois, pelas 21h, reza-se o terço.

LIVRO 31 DIAS COM MARIA: já está disponível o Livro 31 Dias com Maria, para nos ajudar a rezar no mês de Maria. Custa 10€. Além de nos ajudar a rezar com Maria, este livro tem como objectivo angariar donativos para o Fundo de São José para apoiar os seminaristas mais carenciados. Obrigado pela vossa partilha.

CORO DE MÃES E FILHOS: para o dia 5, às 20h30, na cripta da Igreja, convocamos todas as mães e filhos a fazerem um coro para cantar a Eucaristia do Dia da Mãe. Não deixem de participar Mães e filhos.

ENCONTRO DE PAIS 3.O ANO CATEQUESE: dia 5, às 21h30, no Centro Pastoral de Sto Adrião, há encontro para todos os pais que têm os seus filhos no 3.o ano de catequese, para refletir sobre o Sacramento da Reconciliação. A participação de todos é fundamental.

MANTA DOS AFETOS: dia 6, na Eucaristia das 19h15, será apresentada à comunidade a “Manta dos Afetos”, um projeto de todos os Brufenses, que espelha o espírito de união e entreajuda.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: dia 7, Dia da Mãe, na missa das 09h45, procederemos à bênção das grávidas. Para o efeito, pedimos que as famílias se inscrevam na sacristia ou no cartório paroquial ou por email. Desde já, os nossos parabéns.

BÊNÇÃO DAS CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS - CENTRO SOCIAL DE BRUFE: para ajudar o Centro Social sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal 504 989 553. Passe a palavra e divulgue esta forma de colaboração.

PROCISSÃO MARIANA: em Conselho Pastoral, devido ao dia dos Movimentos e Vigília de Pentecostes no último sábado do mês, entendeu-se que a procissão seria no dia 20 de Maio. Pedimos a vossa atenção e cuidado para o efeito. Este ano a Procissão Mariana sairá do Lugar de Aldeia Nova.

SANTO ROSÁRIO – ORAÇÃO DO TERÇO: “Hoje confirmamos juntos que o Santo Rosário não é uma prática piedosa do passado, como oração de outros tempos, na qual pensar com saudades. Ao contrário, o Rosário está a conhecer quase uma nova Primavera. Isto é sem dúvida um dos sinais mais eloquentes do amor que as jovens gerações sentem por Jesus e pela sua Mãe, Maria. No mundo atual tão dispersivo, esta oração ajuda a colocar Cristo no centro, como fazia a Virgem, que meditava interiormente tudo o que se dizia do seu Filho, e depois o que ele fazia e dizia. Quando se recita o Rosário revivem-se os momentos importantes e significativos da história da salvação; repercorrem-se as várias etapas da missão de Cristo. Com Maria orienta-se o coração para o mistério de Jesus. Põe-se Cristo no centro da nossa vida, do nosso tempo, das nossas cidades, mediante a contemplação e a meditação dos seus santos mistérios de alegria, de luz, de sofrimento e de glória. Ajude-nos Maria a acolher em nós a graça que promana destes mistérios, para que através de nós possa "irrigar" a sociedade, a partir das relações quotidianas, e purificá-la de tantas forças negativas abrindo-a à novidade de Deus. O Rosário, quando é rezado de modo autêntico, não mecânico nem superficial mas profundo, de facto dá paz e reconciliação. Contém em si o poder restabelecedor do santíssimo Nome de Jesus, invocado com fé e com amor no centro de cada Ave-Maria.” Papa Bento XVI, 3 de Maio de 2008.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: dia 5, sexta, das 17h às 19h.

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Brufe (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua D. Jorge Ferreira da Costa Ortiga, 1582
4760-253 Brufe

TEL

252303250

Cartório Paroquial

Atendimento de cartório paroquial pelo pároco, todas as sextas feiras, das 17h às 19h.

Em princípio sempre que não for possível o atendimento do cartório no horário habitual, informar-se-á no boletim paroquial Effahtá.

Podem ainda marcar outro dia ou data por mail: saomartinhodebrufe@arquidiocese-braga.pt

 

Eucaristias

Eucaristia Semanal

Terça-feira: 19h15

Sexta-feira: 19h15

Eucaristia Dominical

Domingo: 9h45 

Confissões

Confissões

Visitas aos Doentes

Setembro

Dezembro

Março

Junho/Julho