XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 10 Set 2021
Effathá#252
Boletim Paroquial de 13 a 19 de setembro

CURSO ALPHA
Há muito que falamos na renovação inadiável da nosso comunidade paroquial. Apoiados na exortação apostólica Evangelium Gaudium do Papa Francisco e nos sucessivos programas pastorais da arquidiocese, apresentamos o Curso Alpha como ferramenta de primeira evangelização, primeiro anúncio.
- O QUE É O ALPHA? Todos têm questões. Acreditamos que todos devem ter a oportunidade de explorar a fé Cristã, colocar questões e partilhar a sua opinião. No Alpha estão as grandes questões sobre a Fé e são apresentados os fundamentos do Cristianismo, colocando questões como: Quem é Jesus? Como ter certeza da minha fé? Rezar, porquê e como? ou Como é que Deus nos conduz?
- COMO ACONTECE O ALPHA? Alpha é um ponto de encontro, com uma série de sessões que exploram a Fé Cristã, habitualmente durante 11 semanas. Cada tema aborda uma questão diferente sobre Fé e é projetado para suscitar diálogo. O Alpha é feito em todo o mundo e todos são bem vindos. É realizado em cafés, igrejas, universidades, etc... Não há dois Alphas iguais, mas todos têm algo em comum: um tema e uma boa conversa. Não é exclusivo. Todos podem participar.
- GOSTARIAS DE FAZER PARTE DO NOSSO PRIMEIRO ALPHA!? À saída da igreja, procura os elementos da equipa de acolhimento e inscreve-te. Será uma aventura que não mais te esquecerás.
- QUANDO COMEÇA O PRIMEIRO ALPHA!? Iniciamos o primeiro Alpha no dia 25, sábado, com a sessão de apresentação. Depois, decorrerá todos os sábados, até ao dia 11 de Dezembro.

PEDITÓRIO DE MÊS - MATRIZ ANTIGA: este fim-de-semana, dias 11 e 12, o ofertório das missas reverterá para as obras da Matriz Antiga. Obrigado a todos!

EUCARISTIAS - HORÁRIOS: os horários das eucaristias manter-se-ão como estão até ao fim de Setembro, excepto a Eucaristia do Domingo, à tarde, que a partir do dia 19 de Setembro, inclusive, volta a ser às 19h15. Pedimos a vossa atenção e cuidado. Obrigado.

ENCONTRO DE CATEQUISTAS: no dia 18, às 14h30, no centro pastoral, há encontro inicial para todos os catequistas. A participação de todos é importante. Queremos estar uns os outros e organizar a catequese e preparar o novo ano pastoral. Contamos com todos.

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS: nos dias 28 e 30 visitaremos os doentes e idosos da comunidade. Pedimos às famílias que fomentem este encontro entre o sacerdote/pároco e os seus entes queridos para que os mesmos não fiquem privados dos sacramentos nem da comunhão da comunidade.

FESTA DE SANTO ADRIÃO – PADROEIRO DA PARÓQUIA: no fim de semana 2 e 3 de Outubro, celebraremos o nosso padroeiro. Guardemos este fim de semana para participar ativa e criativamente nesta celebração em comunidade.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas das crianças que vão ingressar no primeiro ano serão feitas no cartório paroquial, nos horários habituais de atendimento geral. Para inscrever-se na catequese as famílias devem estar inscritas na paróquia. Obrigado.

NOVO ANO PASTORAL 2021/2022: ao iniciar o novo ano pastoral, renovamos o convite a todos os paroquianos de boa vontade que se voluntariem para os mais diversos serviços paroquiais. É melhor sermos muitos a fazer pouco, do que poucos a fazer muito. A comunidade é a “vinha do Senhor” onde há trabalho para todos. Que ninguém se sinta de fora. Os coros, acólitos, leitores, movimentos apostólicos renovam-se a partir do sim de cada batizado ao serviço do bem comum da comunidade.

MOVIMENTOS PAROQUIAIS - NOVO ANO PASTORAL: sem deixar de agradecer todo o empenho e participação no ano pastoral transato, ainda muito atípico, devido à pandemia, venho desde já desafiar os delegados dos movimentos a começarem a pensar no novo ano pastoral. Por mail chegará o programa pastoral arquidiocesano. Daremos início ao segundo ano dedicado à CARIDADE, como manifestação do rosto de Deus que anunciamos e concretização vital no relacionamento com as pessoas e sociedade. Será ela a determinar as nossas ações pastorais, este ano sob a palavra CUIDAR. Não deixaremos de ser Igreja que sai em missão com alegria, para multiplicar a esperança. Empenhemo-nos neste semear e multiplicar a esperança em todos, através da caridade.

ASSEMBLEIA DOS MOVIMENTOS PAROQUIAIS: dia 6 de Outubro, no Centro Pastoral, haverá assembleia paroquial para todos os elementos dos movimentos paroquiais.

APLICAÇÃO MÓVEL – COMUNICAÇÃO PAROQUIAL: para melhor comunicar e para que a informação seja mais eficaz, a arquidiocese através do seu programa de gestão paroquial Kyrios, criou uma aplicação para a Paróquia comunicar com a sua comunidade: divulgação de eventos; divulgação de notícias; horários da missa; contactos; Boletim Effathá. Para o efeito, procure a app KyriosChMS e siga os passos para a adicional ao seu Telemóvel.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga