XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 8 Out 2021
Effathá#256
Boletim Paroquial de 11 a 17 de outubro

FESTA DO DOENTE E IDOSO: no dia 17, às 11h15, vamos celebrar a Eucaristia, verdadeira festa, com todos os doentes e idosos da comunidade. Na Missa celebraremos também o sacramento da Santa Unção. Para o efeito, as famílias motivem os seus idosos para estarem presentes. Os que estão em idade superior a 65 anos ou tenham uma doença grave podem inscrever-se para a celebração da Santa Unção, na sacristia ou junto dos membros da Conferência Vicentina.

PEDITÓRIO PARA A CONFERÊNCIA VICENTINA: no fim de semana de 16 e 17, o ofertório de todas as Missas, reverte a favor da Conferência Vicentina, para ajudar os mais carenciados da comunidade.

ENCONTRO DE COORDENADORAS DE ANO:no dia 13, quarta feira, às 21h30, na residência paroquial, encontramo-nos com as coordenadoras de cada ano de catequese. A presença de cada uma é estimulo para todos.

MÊS MISSIONÁRIO E MÊS DO ROSÁRIO: iniciamos o nosso ano pastoral com o mês das missões, colocando-nos sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário. Rezemos por uma comunidade mais missionária. Este ano, o tema do mês missionário é: “Jesus é a Missão” - «Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20).

MATRÍCULA PARA A CATEQUESE:no cartório paroquial, nos horários habituais de atendimento geral. Obrigado.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL:no dia 26, terça feira, às 21h30, no Centro Pastoral, realiza-se a primeira reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial. Contamos com a presença de todos os conselheiros. Será importante que cada movimento apresente o seu plano pastoral a partir do programa pastoral apresentado na assembleia dos movimentos.

ANO PASTORAL:a Arquidiocese tem como horizonte trabalhar poruma Igreja Sinodal e Samaritana. Este será o segundo ano de um triénio dedicado à CARIDADE, tendo por base o texto de Lc 10, 30-37, o Bom Samaritano. Durante estes anos queremos descobrir a dimensão da caridade na Comunidade paroquial para gerar uma cultura da partilha e da verdadeira fraternidade. Este ano vamos trabalhar oCUIDAR, cuja frase chave é: “Onde há Amor nascem gestos”. A lógica continua a ser o sair em missão com alegria. Por uma Igreja em saída ao encontro do irmão mais frágil e necessitado. O objectivo central continua a ser gerar discípulos missionários e comunidades que, pelo encontro pessoal com Jesus, assumam uma inadiável renovação da Igreja.

SÍNODO:a Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», iniciará solenemente nos dias 9-10 de outubro, em Roma, e a 17, em cada uma das dioceses. Com esta convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio». Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário.

OBRAS MATRIZ NOVA: em breve daremos início às obras de manutenção da Matriz Nova: tratamento das paredes exteriores para vedar a entrada de humidades, telhados, pintura interior, tratamento de madeiras e das estruturas de ferro e alumínio. A obra está orçamenta em 88.654,80€. Temos a comparticipação da câmara em metade do custo da obra. O empenho e a colaboração de todos é fundamental. Se todos participarmos será menos custoso a alguns. Estamos convencidos que não ficaremos À quem dos nossos antepassados que tanto esforço e amor colocaram na construção desta Igreja. Onde todos ajudam na da custa.

APLICAÇÃO MÓVEL – COMUNICAÇÃO PAROQUIAL:para melhor comunicar e para que a informação seja mais eficaz, a arquidiocese através do programa de gestão paroquial Kyrios, criou uma aplicação para as Paróquias divulgarem eventos e notícias; horários; contactos; Boletim Effathá. Para o efeito, procure a app Kyrios ChMS e siga os passos para a adicionar ao seu Telemóvel.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga