XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#264
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 15 Out 2021
Effathá#257
Boletim Paroquial de 18 a 24 de outubro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

MÊS MISSIONÁRIO E MÊS DO ROSÁRIO: iniciamos o nosso ano pastoral com o mês das missões, colocando-nos sob a proteção de Nossa Senhora do Rosário. Rezemos por uma comunidade mais missionária. Este ano, o tema do mês missionário é: “Jesus é a Missão” - «Não podemos deixar de afirmar o que vimos e ouvimos» (At 4, 20). 

ENCONTRO PARA OS MEC: no dia 21, às 21h30, na Residência Paroquial, haverá encontro para todos os Ministros Extraordinários da Comunhão.

ORAÇÃO ARCIPRESTAL PELA JMJ 2023: no dia 23, na Matriz Nova, às 21h15, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, em sintonia com todos os arciprestados da Arquidiocese, promove uma oração pelas Jornadas Mundiais da Juventude que se realizam de 1 a 6 de Agosto de 2023, em Lisboa. Este momento de Oração destina-se a todos os jovens, aos adolescentes da catequese, do 7.o ao 10.o ano, aos que foram crismados, às Guias e aos pioneiros e Caminheiros do CNE. A participação de todos é muitíssimo importante.

FESTA MISSIONÁRIA: no dia 24, no Seminário dos Missionários Combonianos, com o seguinte programa: 10h tertúlia missionária; 11h15 Eucaristia solene. No final almoço de farnel e convívio até meio da tarde. Participemos.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL:no dia 26, terça feira, às 21h30, no Centro Pastoral, realiza-se a primeira reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial. Contamos com a presença de todos os conselheiros. Será importante que cada movimento apresente o seu plano pastoral a partir do programa pastoral apresentado na assembleia dos movimentos.

ANO PASTORAL:a Arquidiocese tem como horizonte trabalhar poruma Igreja Sinodal e Samaritana. Este será o segundo ano de um triénio dedicado à CARIDADE, tendo por base o texto de Lc 10, 30-37, o Bom Samaritano. Durante estes anos queremos descobrir a dimensão da caridade na Comunidade paroquial para gerar uma cultura da partilha e da verdadeira fraternidade. Este ano vamos trabalhar oCUIDAR, cuja frase chave é: “Onde há Amor nascem gestos”. A lógica continua a ser o sair em missão com alegria. Por uma Igreja em saída ao encontro do irmão mais frágil e necessitado. O objectivo continua a ser gerar discípulos missionários e comunidades que, pelo encontro pessoal com Jesus, assumam uma inadiável renovação da Igreja.

SÍNODO:a Igreja de Deus é convocada em Sínodo. O caminho, intitulado «Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão», iniciará solenemente nos dias 9-10 de outubro, em Roma, e a 17, em cada uma das dioceses. Com esta convocação, o Papa Francisco convida a Igreja inteira a interrogar-se sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: «O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milénio». Este itinerário, que se insere no sulco da “atualização” da Igreja, proposta pelo Concílio Vaticano II, constitui um dom e uma tarefa: caminhando lado a lado e refletindo em conjunto sobre o caminho percorrido, com o que for experimentando, a Igreja poderá aprender quais são os processos que a podem ajudar a viver a comunhão, a realizar a participação e a abrir-se à missão. Com efeito, o nosso “caminhar juntos” é o que mais implementa e manifesta a natureza da Igreja como Povo de Deus peregrino e missionário.

 

PEDITÓRIO DE MÊS - MATRIZ ANTIGA: o ofertório das missas para as obras da Matriz Antiga rendeu 963,70€. Obrigado pela generosidade de tantos!

OBRAS MATRIZ NOVA: em breve daremos início às obras de manutenção da Matriz Nova: tratamento das paredes exteriores para vedar a entrada de humidades, telhados, pintura interior, tratamento de madeiras e das estruturas de ferro e alumínio. A obra está orçamenta em 88.654,80€. Temos a comparticipação da câmara em metade do custo da obra. O empenho e a colaboração de todos é fundamental. Se todos participarmos será menos custoso a alguns. Estamos convencidos que não ficaremos À quem dos nossos antepassados que tanto esforço e amor colocaram na construção desta Igreja. Onde todos ajudam na da custa.

 DONATIVOS À PARÓQUIA:faça a oferta ou donativo no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária PT50 0033.0000.453 33699908.05. Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta/donativo. Se pretender recibo indique o número de identificação fiscal (NIF) e peça-o por e-mail ou no cartório paroquial. Gratos pela generosidade e sentido de responsabilidade de todos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

FAX

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30