XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#288
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 21 Jan 2022
Effathá#271
Boletim Paroquial de 24 a 30 de janeiro
PARTILHAR IMPRIMIR
 

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS: o Papa Francisco instituiu o III Domingo do Tempo Comum como o Domingo da Palavra de Deus. Com este Domingo o Papa quer recordar aos cristãos a “importância e o valor da Sagrada Escritura para a vida cristã”.

II FORMAÇÃO SOBRE O SÍNODO: o Sínodo já está em andamento. Trata-se de um acontecimento sem precedentes na vida da Igreja Universal: todos somos chamados a responder ao apelo do papa Francisco. Para o efeito, faremos uma segunda ação de formação sobre o Sínodo, agora sobre o funcionamento dos grupos sinodais paroquiais. Será no dia 26, quarta-feira, às 21h30, na Centro Pastoral. Destina-se a quem quiser dar o seu contributo para a renovação da Igreja e da comunidade paroquial. Vamos iniciar este processo, não como quem responde a mais um inquérito, mas como quem se envolve no processo e dá o seu melhor para o discernimento no Espírito Santo do caminho da Igreja.

UMA FAMÍLIA – UMA BÍBLIA: São Jerónimo dizia: “Desconhecer a sagrada escritura é desconhecer Cristo”. O Papa Bento XVI diz: “Em todas as idades e em todos os lugares, aqueles que têm a graça de conhecer Jesus, especialmente através da leitura dos Santos Evangelhos, permanecem fascinados, reconhecendo que na sua pregação, nos seus gestos, na sua Pessoa, revela-se o verdadeiro rosto de Deus, e ao mesmo tempo releva-nos a nós mesmos, faz-nos sentir a alegria de ser filhos do Pai do céu, indicando-nos a base sólida sobre a qual construir as nossas vidas". Com efeito, a Palavra de Deus há de ter um lugar privilegiado na vida de um cristão. Por isso, apelamos a que em todas as famílias haja uma Bíblia, não para decorar, mas para ser usada, lida, rezada. Se desejarem ter uma Bíblia, passem pela Sacristia ou pelo cartório para a adquirir.

DEI VERBUM: “Aprouve a Deus. na sua bondade e sabedoria, revelar-se a Si mesmo e dar a conhecer o mistério da sua vontade (cfr. Ef. 1,9), segundo o qual os homens, por meio de Cristo, Verbo encarnado, têm acesso ao Pai no Espírito Santo e se tornam participantes da natureza divina (cfr. Ef. 2,18; 2 Ped. 1,4). Em virtude desta revelação, Deus invisível (cfr. Col. 1,15; 1 Tim. 1,17), na riqueza do seu amor fala aos homens como amigos (cfr. Ex. 33, 11; Jo. 15,1415) e convive com eles (cfr. Bar. 3,38), para os convidar e admitir à comunhão com Ele. Esta «economia» da revelação realiza-se por meio de ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal maneira que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido. Porém, a verdade profunda tanto a respeito de Deus como a respeito da salvação dos homens, manifesta-se-nos, por esta revelação, em Cristo, que é, simultaneamente, o mediador e a plenitude de toda a revelação. (Constituição Dogmática DEI VERBUM sobre a Revelação Divina, n.º 2, Concílio Vaticano II)

SÍNODO: o Papa Francisco anunciou que o tema deste Sínodo seria “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, pedindo, nesta primeira fase, o contributo de todos os fiéis, sem esquecer outras pessoas de diferentes confissões religiosas, aqueles que se encontram afastados da Igreja e os que estão à margem da nossa sociedade. Estas três palavras expressam a própria natureza da Igreja: COMUNHÃO: pela sua graciosa vontade, Deus reúne-nos como povos diversos de uma só fé, através da aliança que oferece ao seu povo. A comunhão que partilhamos encontra as suas raízes mais profundas no amor e na unidade da Trindade. PARTICIPAÇÃO: um chamamento ao envolvimento de todos os que pertencem ao Povo de  Deus – leigos, consagrados e ministros ordenados – para se empenharem no exercício de uma  escuta profunda e respeitosa uns dos outros.  MISSÃO: a Igreja existe para evangelizar. Nunca podemos estar centrados em nós mesmos.  A nossa missão é testemunhar o amor de Deus no meio de toda a família humana. Este Processo Sinodal tem uma dimensão profundamente missionária.

SINODALIDADE: “o tema da sinodalidade não é um capítulo de um tratado de eclesiologia; muito menos, uma moda, um slogan ou um novo termo para usar ou instrumentalizar nas nossas reuniões. Não! A sinodalidade exprime a natureza da Igreja, a sua forma, o seu estilo, a sua missão.”  P. Francisco.

CURSO ALPHA: no dia 28, sexta feira, apresentamos e damos início ao segundo curso Alpha. Se têm dúvidas de fé e inquitações de vida, TENTA ALPHA. Em setembro começaremos o terceiro Curso Alpha. Inscreve-te já: pré-inscrições. Se tiverem dúvias escrevam para alphavnf@gmail.com.

PANDEMIA - ORIENTAÇÃO PARA AS CELEBRAÇÕES: devido ao agravamento da pandemia, a Conferência Episcopal recomenda que se observe um adequado distanciamento entre as pessoas, conforme as orientações da DGS. Continuam em vigor as medidas de prevenção, tais como o uso das máscaras, a devida higienização das mãos e dos espaços celebrativos e a comunhão na mão, entre outras.

CONSELHO PASTORAL PAROQUIAL: dia 9 de fevereiro, às 21h30, no Centro Pastoral, realiza-se a segunda reunião ordinária do Conselho Pastoral Paroquial do corrente ano. Pedimos aos conselheiros que, junto dos membros dos vários movimentos e grupos paroquiais, preparem a sua participação no CPP.

CONTAS EU SOU MATRIZ: o peditório para as obras rendeu 955€. As angariações de fundo de Advento renderam 3317,13€. A todos muito obrigado.

DONATIVOS À PARÓQUIA: doe no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária PT50 0033.0000.453 33699908.05. Obrigado.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

FAX

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30