XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 18 Mar 2022
Effathá#279
Boletim Paroquial de 21 a 27 de Março

PONTO DE ESFORÇO - CUIDAR DAS OPINIÕES: cuidar das nossas opiniões é cuidar dos pensamentos e das palavras. É sobretudo dar atenção ao que escutamos, pois, o que escutamos forma a nossa maneira de pensar e ver o mundo e estabelece a nossa capacidade de nos relacionarmos. Ao mesmo tempo o que escutamos há de passar pelo crivo do coração e da razão. Sem este crivo as nossas opiniões podem resultar em opiniões sem lógica, mesquinhas e desprovidas do sentido do bem comum para todos. Neste tempo, em que todos temos opinião e capacidade crítica face ao que nos rodeia, façamos o nosso esforço por converter as nossas opiniões em oportunidades para nos fazer crescer em caridade e humanidade. Que este ponto de esforço quaresmal nos ajude a alcançar o bem para todos.

QUARESMA: começamos nesta quarta-feira a Quaresma. É um forte convite à conversão. Para o efeito, propomos:
VIA SACRA: todas as sextas-feiras, às 15h, na Matriz Antiga.
ORAÇÃO DE VÉSPERAS: todos os Domingos da Quaresma, às 18h30, na Matriz Nova, há Oração de Vésperas e Adoração.

CONFISSÕES: dia 23 de Março, das 9h30 às 11h, na Matriz Antiga; no dia 30 de Março, das 21h15 às 22h15, na Matriz Nova. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Não haja medo

24H PARA O SENHOR: no dia 25 de março, às 19h15, com a celebração da Missa, abre esta jornada de oração e adoração eucarística proposta pelo Papa Francisco, a qual encerra no dia seguinte, dia 26, com a Missa vespertina às 18h. Esta Jornada, onde todas as paróquias do Arciprestado participarão, decorrerá na Matriz Antiga. A nossa hora, juntamente com a comunidade de Brufe, será das 04h às 05h da madrugada. Participemos.

ENCONTRO DE PAIS DO 3.º ANO DE CATEQUESE: no dia 25, sexta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todos os pais que têm os seus filhos a frequentar a catequese do terceiro catecismo. A presença de todos é estímulo e alegria para todos.

PONTO CRUZ ou .CRUZ: a Cruz é o ponto central da manifestação de Jesus Cristo ao mundo, a forma como Ele se revela a cada pessoa; é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; a Cruz  é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz é, portanto, o ponto nuclear do caminho quaresmal e pascal. Por um lado, voltamo-nos para a Cruz, num caminho de conversão pessoal, assumindo Pontos de Esforço, para a configuração progressiva com a Cruz. Por outro, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Assim, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Animados pelo Espírito, somos discípulos missionários, partilhando com a comunidade
a fé, a esperança e a caridade. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja, estamos em ponto de Missão. Vivemos a Missão em Ponto.

CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Contribua, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela ajuda.

OFERTA PAROQUIAL: já estão nos escaparates da Igreja, os envelopes para a Oferta Paroquial. No envelope encontra uma carta, entre outras informações importantes, as conta da paróquia do ano 2021. Entregue a Oferta até à Páscoa, no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789), através do site da paróquia, no menu DONATIVOS ou por transferência bancária PT50 0033000045 333699908 05 (Millenium BCP) ou PT50 0018212403355874020 35 (Santander Totta S.A.). Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta. Indique de igual modo o NIF se deseja receber recibo. Gratos pela generosidade e corresponsabilidade de todos.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS: para ajudar a Creche Mãe, sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal desta instituição: 501 160 256. Obrigado pela ajuda.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga