XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 25 Mar 2022
Effathá#280
Boletim Paroquial de 28 de Março a 3 de Abril

PONTO DE ESFORÇO - CUIDAR DAS RELAÇÕES: cuidar das nossas relações é cuidar do nosso caminho de realização e de felicidade. Deus não nos criou apenas e só como seres racionais, que pensam, mas sobretudo criou-nos como seres relacionais, que amam. “Ninguém ama sozinho”, cantava Salvador Sobral. Por isso, também ninguém vive sozinho, isolado, apartado da sociedade ou de uma comunidade. O primeiro lugar da relação é a família. Aí descobrimo-nos parte uns dos outros. Aí formamos uma comunidade de vida e de amor. A plena realização do ser humano só acontece na relação, com o seu semelhante, com Deus e com a natureza ou o cosmos. A realização de cada um enquanto pessoa não é possível se nos afastamos uns dos outros. A vocação primordial de todo o homem e mulher é a relação, o amor, que assume muitas concretizações, sendo a mais comum o Matrimónio. Que este ponto de esforço quaresmal nos ajude a aprofundar a nossa relação com todos.

MINISTROS DO COMPASSO E DA CRUZ: dia 29, às 21h30, no Centro Pastoral, há reunião com os Ministros do Compasso e da Cruz. Pede-se a presença de todos para podermos organizar da melhor forma o Compasso Pascal.

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS: dia 29, das 10h às 12h e das 14h30 às 17h, visitaremos os doentes e idosos. Levaremos a Eucaristia e celebraremos os Sacramento da Reconciliação. Que as famílias nos informem dos seus idosos e doentes para os visitarmos. Não os privemos desta graça de receberem o Senhor.

CONFISSÕES: dia 30 de Março, das 21h15 às 22h15, na Matriz Nova. O centro da RECONCILIAÇÃO não é o pecado, mas a INESGOTÁVEL MISERICÓRDIA de Deus. Celebremos este sacramento da alegria e do amor.

VIA SACRA: dia 02 de Abril, às 21h30, com início na Matriz Nova, passando pelas ruas da comunidade, até à Matriz Antiga. Tem a participação da catequese, dos escuteiros e das guias. Por isso esta Via Sacra terá um teor mais juvenil. Com ela estamos também a entrar no espírito das Jornadas da Juventude. Estimulemos e estimemos os nossos jovens pela sua presença.

CONTRIBUTO PENITENCIAL: por indicação do Sr. Arcebispo, o contributo destina-se ao Fundo Partilhar com Esperança e à Diocese de Pemba, Moçambique. Contribua, pondo o seu donativo num envelope com a indicação Contributo Penitencial. Gratos pela ajuda.

PONTO CRUZ ou .CRUZ: a Cruz é o ponto central da manifestação de Jesus Cristo ao mundo, a forma como Ele se revela a cada pessoa; é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; a Cruz  é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz é, portanto, o ponto nuclear do caminho quaresmal e pascal. Por um lado, voltamo-nos para a Cruz, num caminho de conversão pessoal, assumindo Pontos de Esforço, para a configuração progressiva com a Cruz. Por outro, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Assim, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Animados pelo Espírito, somos discípulos missionários, partilhando com a comunidade a fé, a esperança e a caridade. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja. Vivemos a Missão em Ponto.

CONSIGNAÇÃO 0,5‰ DO IRS: para ajudar a Creche Mãe, sem nada perder e sem nada gastar, basta preencher, no modelo 3 da sua declaração de IRS, no quadro 11 do anexo H, o número de identificação fiscal desta instituição: 501 160 256. Obrigado pela ajuda.

OFERTA PAROQUIAL: já estão nos escaparates da Igreja, os envelopes para a Oferta Paroquial. No envelope encontra uma carta, entre outras informações importantes, as conta da paróquia do ano 2021. Entregue a Oferta até à Páscoa, no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789), através do site da paróquia, no menu DONATIVOS ou por transferência bancária PT50 0033000045 333699908 05 (Millenium BCP) ou PT50 0018212403355874020 35 (Santander Totta S.A.). Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta. Indique de igual modo o NIF se deseja receber recibo. Gratos pela generosidade e corresponsabilidade de todos.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga