XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 15 Abr 2022
Effathá#283
Boletim Paroquial de 18 a 24 de Abril

SAUDAÇÃO PASCAL DOS NOSSOS BISPOS: “Caros irmãos e irmãs, eis-nos no ponto alto de configuração com a cruz: o mistério pascal de Jesus Cristo. Vivida a graça quaresmal, exultamos com a glória e a paz que o Ressuscitado nos concede pelo seu Espírito, para darmos frutos abundantes. Juntos somos a Igreja sinodal e samaritana nos caminhos da Missão do Evangelho da Esperança. Cordialmente em Cristo nossa Páscoa e nossa Paz!“

CAMINHADA PASCAL - PONTO CRUZ: a Cruz é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; a Cruz  é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz foi, portanto, o ponto nuclear do caminho quaresmal e também o é, agora, no tempo pascal, mas com uma dimensão comunitária. Ou seja, se na Quaresma fizemos um caminho de conversão pessoal, assumindo Pontos de Esforço, que nos ajudaram a configurar com a Cruz, agora, na nos cinquenta dias de Celebração Pascal, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Por isso, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Ajudados pelo Espírito, somos enviados a partilhar com a comunidade a alegria da fé, a força da esperança e a caridade como modo de agir. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja, estamos em ponto de Missão. Vivemos a Missão em Ponto.

MISSÃO EM PONTO – TOMAR PARTE NA VIDA: tomar parte na vida é assumir que a nossa vida tem um propósito. Não existimos para o nada. Não temos um fim, mas sim uma finalidade. Fomos criados para viver em harmonia uns com os outros, com a natureza e com o próprio Criador. Não somos meros expectadores, que apreciam o que se passa no palco da existência. Pelo contrário, tomamos parte, isto é, vivemos e damos vida, fazemos com que a vida encontre o seu sentido, o seu horizonte, a sua plenitude. Na linguagem do Géneses, (“crescei e multiplicai-vos, enchei e dominai a terra”, Gn 1, 28) somos concriadores deste mundo, ou seja, não nos conformamos com ele, mas procuramos fazer dele uma casa para todos, onde todos querem e gostam de estar, onde todos se sentem irmãos. Desta forma, estamos a tomar parte na vida que nos foi dada, para que a vida continue a ser dom, continue a acontecer na terra e no Céu. A Páscoa traz-nos este envolvimento na defesa da vida.

AGRADECIMENTO: agradecemos à Confraria das Santas Chagas e a todos os que fizerem com que o Tríduo Pascal e a Páscoa fossem celebrados com simplicidade e solenidade.

LIVRO REZAR NA PÁSCOA: este pequeno livro, semelhante ao Rezar na Quaresma, ajudará a celebrar a Páscoa do Senhor, em todo o tempo Pascal. Para oração diária, pessoal e familiar. Podem adquirir no final das eucaristias, por 1,50€.

LIVRO REZAR NA PÁSCOA: à semelhança da Quaresma, propomos o livro Rezar na Páscoa. É uma proposta simples de oração pessoal ou familiar, a partir da Palavra de Deus. Tem o custo de 1,50€.

BÊNÇÃO DAS CASAS NOVAS: durante o tempo pascal, as famílias interessadas, procurem no atendimento marcar um horário para procedermos à bênção das suas casas novas.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS: no dia 1 de maio, Dia da Mãe, na Eucaristia das 11h15, procederemos à bênção das mães grávidas. Para o efeito, pedimos que as famílias se inscrevam na sacristia ou no cartório paroquial, por email ou por whatsApp 962 740 789. Desde já os nossos parabéns.

OFERTA PAROQUIAL E FOLAR - GRATIDÃO: estamos muito gratos a todos os que fizeram a sua oferta paroquial para que a paróquia continue a sua missão de evangelizar. Agradecemos de igual modo, os gestos de estima pelo pároco com a oferta do folar. A vossa ajuda ajudar-nos-á a cumprir os nossos compromissos. Contamos convosco.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: esta semana não haverá atendimento do pároco. contacte-nos para agendar por e-mail: whatsApp 962 740 789, telefone 253 314 279 ou comunidadestoadriao@arquidiocese-braga.pt. Obrigado!

OFERTA PAROQUIAL: pode ainda fazer a Oferta no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório das Missas. Ou ainda através de MBWAY (962 740 789), através do site da paróquia, no menu DONATIVOS ou por transferência bancária PT50 0033000045 333699908 05 (Millenium BCP) ou PT50 0018212403355874020 35 (Santander Totta S.A.). Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta. Indique de igual modo o NIF se desejar receber recibo. Gratos pela generosidade e corresponsabilidade de todos.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga