XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 20 Mai 2022
Effathá#288
Boletim Paroquial de 23 a 29 de Maio

CAMINHADA PASCAL - PONTO CRUZ: a Cruz é o núcleo central do mistério pascal de Cristo, onde se revela totalmente a verdade do Crucificado e do Ressuscitado; a Cruz é a nossa marca identificativa; é o rumo do percurso da nossa vida cristã: “se alguém quiser seguir-me tome a sua cruz e siga-Me” (Lc 9, 23). .Cruz foi, portanto, o ponto nuclear do caminho quaresmal e também o é, agora, no tempo pascal, mas com uma dimensão comunitária. Ou seja, se na Quaresma fizemos um caminho de conversão pessoal, assumindo Pontos de Esforço, que nos ajudaram a configurar com a Cruz, agora, na nos cinquenta dias de Celebração Pascal, a Cruz configura-nos com o Ressuscitado. Por isso, tomamos o caminho pascal, passando da dimensão pessoal à lógica comunitária. Ajudados pelo Espírito, somos enviados a partilhar com a comunidade a alegria da fé, a força da esperança e a caridade como modo de agir. Na caminhada pascal, participamos da missão do Ressuscitado, damos continuidade aos seus gestos, tomamos parte da vida da Igreja. Vivemos a Missão em Ponto.

MISSÃO EM PONTO – TOMAR PARTE NA ENSINO: tomar parte no ensino significa dar, partilhar com os outros o que nós mesmo recebemos, sabendo o que consideramos precioso e fundamental para o crescimento humano e cristão. Este é o processo pelo qual Jesus passou: o que Ele recebeu do Pai, ele o testemunhou a todos. Assim também o que recebemos da tradição da Igreja, da nossa comunidade e da nossa família, nós o testemunhamos, nós o partilhamos, nós o ensinamos de geração em geração. Cabe a cada cristão, a cada discípulo de Jesus abrir o seu coração e a sua mente a tudo o que o Espírito Santo nos ensina. É Ele quem nos ensina e nos recorda todas as coisas de Deus. Portanto, tomar parte no ensino é deixar-se em primeiro lugar ensinar, para depois o partilhar com todos. Não algo que diga respeito apenas a alguns, como os sacerdotes ou bispos. Esta é uma missão de todos os discípulos de Jesus.

EUCARISTIAS - ALTERAÇÕES: no dia 29 de maio, devido à Festa da Eucaristia – Primeira Comunhão, celebrada às 10h na Matriz Nova, a Eucaristia das 11h15 de Domingo, será celebrada às 11h30. Obrigado pela atenção.

MÊS DE MAIO - ORAÇÃO MARIANA: a oração mariana será, a partir do dia 16 a 31, às 21h15 na Nova Matriz. Ao Sábado a oração Mariana será às 17h15. Aos Domingos fica como desafio para a oração em família. À semelhança dos anos anteriores, os movimentos dinamizarão a oração do terço. Os pais devem estar atentos e participar com os seus filhos.

CATEQUESE – RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: durante este mês de maio os pais hão de proceder à renovação da matrícula na catequese dos seus filhos. Para o efeito, estejam atentos ao mail ou ao WhatsApp, pois receberão um link para, desse modo, proceder à renovação da matrícula. Podem ainda fazê-lo através dos meios digitais ou do site da paróquia (www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf). Se tiverem dificuldades devem falar com os respectivos catequistas dos seus filhos.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: os pais podem inscrever os seus filhos no primeiro ano de catequese através dos meios digitais ou do site da paróquia (www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf). Em todo o caso, no dia 15 de setembro, haverá um encontro para todos os pais matricularam ou pretendem matricular os seus filhos na catequese. Passem a informação. Obrigado.

DIA DOS MOVIMENTOS – VIGÍLIA DO PENTECOSTES: no dia 4 de junho, às 21h30, na matriz Nova, celebraremos o dia dos Movimentos e grupos de Apostolado. Reunimo-nos em vigília de Pentecostes, invocando o dom do Espírito santo para todos os membros dos movimentos e para toda a comunidade. Esta vigília de oração está aberta a toda a comunidade. Participemos.

COLABORADORES PRECISAM-SE – ANTONINAS EU SOU MATRIZ: voltaram as Festas Antoninas e com elas a possibilidade do arraial das Antoninas EU SOU MATRIZ. Para o efeito, precisam-se de colaboradores para trabalhar na Mega Sardinhada de 9 a 13. O que é preciso: disponibilidade, vontade de servir a comunidade, alegria, boa disposição... Quem vai aceitar o desafio!? Contactar António Baptista 919539859. Obrigado pela participação ativa.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga