XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Everton Silva | 26 Nov 2022
Effathá #315
Boletim Paroquial de 28 de novembro a 4 de dezembro

ADVENTO – DEUS VISITA-TE... SÊ ANFITRIÃO
Com o início do Advento, inauguramos um novo Ano Litúrgico e, agora também na nossa Arquidiocese de Braga, o Ano Pastoral. Continuando o triénio dedicado à Caridade, sob a figura inspiradora do Bom Samaritano, o nosso plano propõe o tema “onde há amor, aí habita Deus” [Temática] . A visita de alguém a nossa casa mexe sempre com a nossa vida quotidiana. Além do que fazemos habitualmente no dia a dia, temos acrescida a preparação da visita, para que aquele que entra em nossa casa possa sentir, da nossa parte, que somos bons anfitriões, ou seja, que somos acolhedores e hospitaleiros Advento é o tempo de preparação para receber uma grande visita, . O a maior e mais importante visita. Trata-se de uma visita diferente de qualquer outra. Na verdade Deus vem visitar-nos! Que grande maravilha! Estamos ansiosos que Ele chegue. O tema te... sê anfitrião!” “Deus visita- , ajuda-nos a perceber que Deus toma a iniciativa de visitar a humanidade, pelo mistério da Incarnação de seu Filho Jesus, em todas as realidades humanas (crianças, frágeis, pecadores, famílias...) pelo que somos convidados a ser anfitriões desta presença Deus. [Simbologia] Para evidenciar esta presença, escolhemos a tenda como ícone bíblico desta caminhada 33:7 (Êxodo -23; Jo 1, 14; Ap 21,3 , junto da qual será colocado, semana após semana, um símbolo, para expressar a realidade visitada por Deus.

EU SOU MATRIZ – ADVENTO - ANGARIAÇÃO DE FUNDOS
Este ano, propomos o seguinte: AZULEJO “FAMÍLIA”: azulejo industrial 100×100mm, cozido e vidrado em forno de alta temperatura. A pintura é da autoria do pintor HENRIQUE do VALE. Nesta arte, está um mote para a (re)descoberta do património cultural e religioso. É um presente económico (6€) e colecionável. Podem encontrar este azulejo na sacristia, no cartório paroquial, ou pedir pelo mail da paróquia.

LANTERNAS/CANDEIAS: No último Domingo do Advento, fim de semana de 17 e 18 de dezembro, os escuteiros partilharão a Luz da Paz de Belém. Para o efeito temos as lanternas para levar esta Luz que vem da Gruta de Belém.

VELAS DA CARITAS: Associámo-nos à Cartitas na operação de solidariedade pelos mais pobres do país: “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Cada vela custa 2€ que será totalmente entregue na Caritas. Participem!

ADVENTO EM FAMÍLIA
Cada família é chamada a seguir a proposta semanal para concretizar em casa e a participar com todos os seus membros na celebração comunitária. Para recebermos a visita de Deus, como vamos preparar a nossa “casa”? Preparação exterior: é importante dizer que estamos à espera de Alguém muitíssimo importante. Por isso, toda a decoração da casa há de manifestar que estamos em Advento. Coloca o pinheiro, os enfeites, as luzes... sobretudo, prepara o presépio. Esse é o lugar físico onde tornamos presente e visível a encarnação da ternura de Deus. Sugestão: façam, na porta de casa ou noutro espaço exterior, uma decoração com a palavra “Maranathá” ou então com a expressão “O Senhor vem!”. Sejam criativo! Preparação interior: o coração é a casa onde Deus quer chegar. Ele bate à porta e espera alguém que Lhe abra a porta. Por que não aprender e cantar diariamente: “Eu estou à tua porta a bater, se me abrires a porta entrarei para ficar...”. Seria interessante que toda a família cantasse. Para ajudar a família a fazer esta preparação interior propomos ainda: criar o espaço para o encontro da família; ter hora certa para reunir a família nesse espaço (o ideal seria que fosse junto do presépio ou, junto da coroa de Advento-Natal e onde, por cada semana, acendem uma vela: roxa no Advento e branco no Natal); colocar, nesse espaço, o símbolo que corresponde a cada semana. Para que o coração se abra, será importante cultivar o silêncio, escutar a Palavra de Deus e fazer a partilha entre todos. O desafio está em fazer com que, em cada Domingo, a família partilhe entre si quem são aqueles que mais precisam de sentir que Deus também os visita e motivar os membros da família a estarem vigilantes. Este encontro familiar há de depois acontecer todos os dias, convidando todos a partilhar um pouco o que aconteceu durante dia. Podem obter o esquema do encontro através deste QRCode ou então no site da paróquia: www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf/.

BÊNÇÃO DAS GRÁVIDAS
No dia 8 de dezembro, Festa da Imaculada Conceição, na Eucaristia das 11h15, faremos o ritual da bênção das Mães Grávidas. Pedimos que, juntamente com os pais, se inscrevam na sacristia, no cartório paroquial, por telefone (252314279/962740769), no atendimento paroquial ou através do mail da paróquia.

APRESENTAÇÃO DO LIVRO – MISTAGOGIA POÉTICA DO SILÊNCIO NA LITURGIA
No dia 17 de dezembro, às 21h15, na Matriz Antiga, o Diácono Rafael Gonçalves, a fazer estágio pastoral na nossa paróquia, faz apresentação pública do seu livro, resultante da sua tese de mestrado. A nossa presença é estímulo para ele. Não deixemos de marcar presença.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga