XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Everton Silva | 18 Dez 2022
Effathá #318
Boletim Santo Adriao de 19 a 25 de dezembro de 2022

SACRAMENTO DA RECONCILIAÇÃO – CONFISSÕES

No dia 21, na Matriz Antiga, das 9h30 às 11h, celebramos o sacramento do Perdão e da Alegria. Aproximemo-nos d’Aquele se aproximou de nós, com amor e deseja habitar o nosso ser. que nos visita

MISSA RORATE CAELI

O nosso mundo tem andado muito escuto. No entanto, há esperança pela chegada de dias mais luminosos. Para nós cristãos, essa luz que vem é Jesus. A Igreja torna esta mais visível com verdade bem a antiga tradição da chamada Esta celebração é em memória de Nossa Senhora e recebe esse “Missa Rorate Caeli”. nome por causa das primeiras palavras da antífona em latim cantada no início da Missa, a antífona Rorate caeli, que significa “Derramai, ó Céus”. Assim, no dia 21, às 21h15, na Matriz Antiga, vamos celebrar a Missa Rorate. Ela é o anúncio da proximidade do Natal. Tem como característica ser celebrada à luz das velas. A igreja estará às escuras. Mas acenderemos as nossas velas em espírito de vigilância, aguardando o Senhor que vem como luz no meio da nossa noite

HORÁRIOS NATAL E ANO NOVO

SÁBADO, dias 24 e 31, só há missa às 9h na Matriz Antiga
DIA DE NATAL: 00h (Missa do Galo), 9h00, 11h15 e 19h15 - Matriz Nova
DIA DE ANO NOVO: 9h00, 11h15 e 19h15 – Matriz Nova

ADVENTO – DEUS VISITA-TE... SÊ ANFITRIÃO

O tema “Deus visita-te... sê anfitrião!”, ajuda-nos a perceber que Deus toma a iniciativa de visitar a humanidade, pelo mistério da Incarnação de seu Filho Jesus, em todas as realidades humanas (crianças, frágeis, pecadores, famílias...) pelo que somos convidados a ser anfitriões desta presença de Deus. [Simbologia] Para evidenciar esta presença, escolhemos a tenda como ícone bíblico desta caminhada (Êxodo 33:7-23; Jo 1, 14; Ap 21,3), junto da qual será colocado, semana após semana, um símbolo, para expressar a realidade visitada por Deus.

VISITA AOS DOENTES E IDOSOS

Dia 20 e 21, à tarde, faremos a visita aos doentes e idosos. Pedimos às famílias que nos informem para que ninguém fique privado do sacramento da Eucaristia e da Reconciliação.

ORAÇÃO DE CONSOADA

Neste Natal unamo-nos na fé, na esperança e na caridade, rezando a Oração de Consoada. Antes de consoar, no silêncio e diante do Mistério do nascimento de Jesus, rezemos em família a oração proposta.

CATEQUESE - EUCARISTIA DE NATAL

Toda a catequese está convida a participar na Missa das 11h15, em família: pais, filhos, avós... Venham todos cantar a alegria do Natal de Jesus. O mais importante serão os sorridos de cada um. Por isso, que ninguém falte a esta grande festa da Igreja.

BÊNÇÃO DA IMAGEM DO MENINO JESUS

No dia de Natal, nas Missas, faremos a bênção das imagens do Menino Jesus do presépio de família. Depois de abençoada, será esta a imagem que receberá da família o gesto de adoração que habitualmente fazemos no final da missa. Pode ser um beijo ou uma inclinação.

FESTA DA SAGRADA FAMÍLIA - BODAS MATRIMONIAIS

Dia 30, às 19h15, na Matriz Nova, vamos celebrar a Família. Por isso, convocamos todas as famílias, de forma especial, todos os casais que celebram as suas bodas matrimoniais durante o presente ano. Inscrevam-se na sacristia ou no cartório.

ADVENTO EM FAMÍLIA – ORAÇÃO

Podem obter o esquema de oração para o encontro através deste QRCode ou então no site da paróquia: www.diocese-braga.pt/stoadriaovnf/.

OBRAS DA MATRIZ – PEDITÓRIO E MAGUSTO

Os ofertórios para as obras renderam 635,47€ e o Magusto paroquial 829,31€.
A todos agradecemos a partilha e generosidade.

AZULEJO “FAMÍLIA”: azulejo industrial 100×100mm, cozido e vidrado em forno de alta temperatura. A pintura é da autoria do pintor HENRIQUE do VALE. Nesta arte, está um mote para a (re)descoberta do património cultural e religioso. É um presente económico (6€) e colecionável. Podem encontrar este azulejo na sacristia, no cartório paroquial, ou pedir pelo mail da paróquia.

LANTERNAS/CANDEIAS: no último Domingo do Advento, fim de semana de 17 e 18 de dezembro, os escuteiros partilharão a Luz da Paz de Belém. Para o efeito temos as lanternas para levar esta Luz que vem da Gruta de Belém.

VELAS DA CARITAS: associámo-nos à Cartitas na operação de solidariedade pelos mais pobres do país: “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz”. Cada vela custa 2€ que será totalmente entregue na Caritas.

Participem!

A Equipa Sacerdotal deseja a cada um de vós
e a todas as famílias um Santo e Fecundo Natal
e um próspero e saudável ano novo.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga