XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 27 Jan 2023
Effathá #324
Boletim da paroquial de 30 de janeiro a 5 de fevereiro

SOLENIDADE DA APRESENTAÇÃO DO SENHOR E FESTA DA SENHORA DAS CANDEIAS: no dia 2, quinta-feira, às 9h na Matriz Antiga e às 19h15, na Matriz Nova, celebraremos a Festa da Apresentação do Senhor e Festa de Nossa Senhora das Candeias. Ambas estão intimamente ligadas, pois quando Maria e José vão ao Templo e apresentam Jesus, Ele é apelidado por Simeão por “Luz das nações”. Maria é aquela que transporta Jesus Cristo, Luz das Nações. Nas celebrações faremos a bênção das velas. Haverá velas para todos os que as desejarem, para as quais pedimos apenas que deixem um donativo correspondente.

DIA DOS CONSAGRADOS: dia 2, quinta-feira, no dia da Festa da Apresentação do Senhor, celebramos, também, o dia dos Consagrados. Rezemos pelos consagrados e consagradas da nossa comunidade paroquial, de forma especial pela congregação das Irmãs Reparadores de Na. Sra. de Fátima. Peçamos ao Senhor da Messe que suscite nos mais jovens a alegria de responderem com generosidade ao seu chamamento para servir o Reino de Deus.

PEREGRINAÇÃO DOS SÍMBOLOS DA JMJ – CRUZ E ÍCONE DE MARIA: de 2 a 5 de fevereiro, o nosso arciprestado acolhe os símbolos das Jornadas Mundiais da Juventude. Trata-se da Cruz e do Ícone de Maria que São João Paulo II entregou aos jovens no primeiro encontro mundial em Roma, 1986. Em torno de Cristo, de Maria e do Santo Padre, os jovens celebrarão a alegria da fé, em Lisboa de 1 a 6 de agosto, com o tema: “Maria levantou-se e partiu apressadamente” (Lc 1, 39). Os símbolos percorrerão algumas zonas do arciprestado nos seguintes dias e horários. Nós estamos convidados a participar no dia 4 e 5 de fevereiro:
Dia 2: Gondifelos
21h15 – recepção (Missa e Adoração da Cruz)
Dia 3: Igreja de São Cosme
09h15 – momento de Oração
09h30 – peregrinação pelas paróquias
Centro Paroquial de Riba de Ave
15h00 – momento  de Oração
17h30 – Via Sacra
Igreja de Avidos
19h30 – momento de Oração
Dia 4: Igreja Nova de Antas
11h30 – momento de Oração
15h00 – tarde recreativa
Praça do Mercado Municipal
18h00 – Sunset com Maria
21h30 – peregrinação até à Matriz Nova
Dia 5: Santo Adrião - Matriz Nova
10h00 – Momento de Oração
11h15 – Eucaristia de Envio

DIA DA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA: no fim de semana de 4 e 5, celebramos o dia da Universidade Católica Portuguesa. O peditório das Eucaristias desse fim de semana, revertem para a Universidade. Desde já gratos pela vossa generosidade.

ADORAÇÃO EUCARÍSTICA:dia 2, quinta-feira, das 9h30 às 12h, na Matriz Antiga.

FESTA DAS CINCO CHAGAS DO SENHOR: dia 7, celebra-se a Festa das Santas Chagas. A Confraria convida todos os que costumam colaborar com ela, nomeadamente nas procissões da semana Santa e outras atividades, a participar na celebração das 19h15, na Matriz Nova.

PEDIR O BATISMO:são os pais quem pedem o sacramento do Baptismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Batismo. Preferencialmente são celebrados ao domingo (Matriz Nova) ou ao sábado (Matriz Antiga), numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora e o local dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última quinta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração do Batismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período, uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do Batismo. Propomos o dia da Vigília Pascal, pois esteéo dia por excelência para a celebração do Batismo. Para mais esclarecimento, passem pelo cartório paroquial.

DONATIVOS À PARÓQUIA:doe no cartório paroquial ou colocando o envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária PT50 0018 212403355874020 35 (Santander). Obrigado.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga