XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 6 Jun 2023
Effathá#342
Boletim Paroquial de 5 a 11 de junho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

MÊS DE MAIO - ORAÇÃO MARIANA - GRATIDÃO: agradecemos a todos os movimentos e grupos de apostolado da comunidade, a dinamização da Oração Mariana, ao longo do mês de maio. Obrigado também à participação na oração do terço. Bem hajam. Que Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe, a todos proteja e abençoe.

EU SOU MATRIZ – ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO: nos dias 7 a 13, haverá arraial solidário de Sto. António EU SOU MATRIZ, na nova Praça D. Maria. Gostaríamos de contar com a presença e colaboração de todos. Quem poderá colaborar? Quer ajudar no Arraial de Sto. António Eu SOU MATRIZ? Inscreva-se na sacristia ou no cartório. Ou então junto do coordenador António Batista: 919539859. As ajudas são todas bem-vindas. Obrigado!

PROCISSÃO EUCARÍSITICA - SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS: dia 8, o Arciprestado realiza a procissão do “Corpo De Deus” com todas as paróquias. A celebração inicia às 17h30, na Matriz Nova, com a oração ao Santíssimo Sacramento. Este ano voltada para a Jornada Mundial da Juventude. Por isso conta com a presença dos jovens do Arciprestado que vão participar nas jornadas. Depois, inicia-se a procissão eucarística pelas ruas da cidade (Igreja Matriz, Rua Manuel Pinto Sousa, Rua Adriano Pinto Basto, Praça 9 de Abril). Apelamos à ornamentação das casas com as colchas ou outras manifestações de beleza, nas ruas por onde passa a Procissão do Corpo de Deus. Será um sinal visível de que estamos em festa e manifestamos alegria por isso. É Deus que passa!

SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS: no próximo dia 8 de junho, quinta feira, celebramos a festa do Corpo de Deus. Convidam-se os cristãos a participar na Eucaristia e num momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, assim como na Procissão Eucarística. A celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, a festa do Corpo de Deus, como também lhe chamamos, tem um particular significado. Com efeito, nela se põe em realce o mistério da presença e do dom de Jesus Cristo vivo na Eucaristia e se manifesta a nossa fé, amor e adoração não apenas na celebração litúrgica, mas também na manifestação pública mediante a procissão e o louvor ao Santíssimo Sacramento que caminha connosco e nos envolve na sua própria história de amor. A Eucaristia une-nos a todos à volta da mesa do Senhor. Mas o próprio Senhor envia-nos ao mundo  para sermos testemunhas de uma humanidade fraterna, capaz de partir e repartir o pão com os que não o têm.

AJOELHAR-SE: estamos a perder hábito de nos ajoelhar no momento da consagração do Santíssimo,  nos casamentos, funerais.... Deixo esta reflexão apresentada pelo Papa Bento XVI: "ajoelhar-se é um ato estranho para a cultura moderna – enquanto cultura que se afastou da Fé, e já não conhece Aquele diante do qual o estar de joelhos é a postura justa e necessária. Quem aprende a crer aprende também a ajoelhar-se. Uma Fé ou uma Liturgia que já não conhece o ajoelhar-se tem o seu núcleo (o seu coração) doente. Nos lugares onde se perdeu, o ato de se ajoelhar deve ser recuperado." (Papa Bento XVI, in 'Introdução ao Espírito da Liturgia')

GENUFLEXÃO: Genua flectere significa, em latim, dobrar os joelhos. Chama-se genuflexão à flexão do joelho direito até ao solo. Era um gesto já usado pelos romanos, como sinal de respeito para com as pessoas constituídas em autoridade. Também diante de Cristo se prostravam os que o reconheciam como Deus ou lhe vinham suplicar uma graça. A genuflexão – e o ajoelhar-se, que se pode considerar como uma genuflexão prolongada – é sinal de reverência e adoração, mostrando a própria pequenez diante da presença divina. Por isso, desde os séculos XII-XIII, se converteu no gesto mais generalizado, para mostrar a nossa adoração ao Senhor, na Eucaristia, tanto se está exposto como se se encontra reservado no sacrário. Também fazemos genuflexão à cruz, na solene adoração de Sexta-Feira Santa e, ao longo desse dia e do seguinte, o Sábado Santo, diante da cruz exposta em sítio de honra. No dia da Anunciação e no dia de Natal, na recitação do Credo, sublinhamos com uma genuflexão as palavras «e encarnou pelo Espírito Santo».

CATEQUESE – RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: durante este mês proceder-se-á à renovação da matrícula na catequese. Os pais receberão um link para o efeito. Para aqueles que tiverem mais dificuldade no preenchimento devem passar pelo cartório paroquial. Agradecemos a atenção de todos.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE: as matrículas proceder-se-ão ao longo do mês de junho e julho, no cartório paroquial. Passem a informação. Obrigado.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30