XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 17 Jun 2023
Effathá#344
Boletim Paroquial de 19 a 25 de junho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

CATEQUISTAS – ENCONTRO DE AVALIAÇÃO:no dia 24, sábado, às 15h, na Quinta da Inácia, para todas as catequistas. Queremos encontrarmo-nos para conviver, agradecer e avaliar. Queremos ainda motivar para o próximo ano catequético. A presença de todos os catequistas é estímulo para cada um. Bem hajam pela caridade de uns para com os outros.

CATEQUESE – RENOVAÇÃO DA MATRÍCULA: durante este mês proceder-se-á à renovação da matrícula na catequese. Os pais receberão um link para o efeito. Para aqueles que tiverem mais dificuldade no preenchimento devem passar pelo cartório paroquial. Agradecemos a atenção de todos.

EU SOU MATRIZ – ARRAIAL DE SANTO ANTÓNIO - GRATIDÃO: estamos muito gatos a todos os que fizeram do arraial solidário de Sto. António EU SOU MATRIZ, na nova Praça D. Maria, uma experiência de comunidade e trabalho em prol do bem da comunidade. Obrigado a todos os movimentos, de forma especial ao Grupo de Jovens e aos Escuteiros. Parabéns pela presença, empenho e alegria em servir. Agradecemos sobretudo aos colaboradores do Movimento Eu Sou Matriz, na pessoa do António Baptista.  Agradecemos ainda a presença e estima de todos os paroquianos e seus amigos. Bem hajam a todos.

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE:as matrículas proceder-se-ão ao longo do mês de junho e julho, no cartório paroquial. Passem a informação. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC:que os pais matriculem os seus filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã.

AJOELHAR-SE:estamos a perder hábito de nos ajoelhar no momento da consagração do Santíssimo,  nos casamentos, funerais.... Deixo esta reflexão apresentada pelo Papa Bento XVI: "ajoelhar-se é um ato estranho para a cultura moderna – enquanto cultura que se afastou da Fé, e já não conhece Aquele diante do qual o estar de joelhos é a postura justa e necessária. Quem aprende a crer aprende também a ajoelhar-se. Uma Fé ou uma Liturgia que já não conhece o ajoelhar-se tem o seu núcleo (o seu coração) doente. Nos lugares onde se perdeu, o ato de se ajoelhar deve ser recuperado." (Papa Bento XVI, in 'Introdução ao Espírito da Liturgia')

GENUFLEXÃO:Genua flectere significa, em latim, dobrar os joelhos. Chama-se genuflexão à flexão do joelho direito até ao solo. Era um gesto já usado pelos romanos, como sinal de respeito para com as pessoas constituídas em autoridade. Também diante de Cristo se prostravam os que o reconheciam como Deus ou lhe vinham suplicar uma graça. A genuflexão – e o ajoelhar-se, que se pode considerar como uma genuflexão prolongada – é sinal de reverência e adoração, mostrando a própria pequenez diante da presença divina. Por isso, desde os séculos XII-XIII, se converteu no gesto mais generalizado, para mostrar a nossa adoração ao Senhor, na Eucaristia, tanto se está exposto como se se encontra reservado no sacrário. Também fazemos genuflexão à cruz, na solene adoração de Sexta-Feira Santa e, ao longo desse dia e do seguinte, o Sábado Santo, diante da cruz exposta em sítio de honra. No dia da Anunciação e no dia de Natal, na recitação do Credo, sublinhamos com uma genuflexão as palavras «e encarnou pelo Espírito Santo».

DONATIVOS À PARÓQUIA: para que a paróquia continue a sua missão de evangelização ela precisa da colaboração e do contributo monetário dos seus paroquianos. Apelamos ao sentido de pertença e de corresponsabilidade de todos os paroquianos e amigos. Faça a oferta ou donativo no cartório paroquial ou colocando num envelope no cesto do ofertório da Missa. Pode ainda fazer através de MBWAY (962 740 789) ou por transferência bancária para PT50 001821240335587 402035 (Santander Totta S.A.). Em qualquer dos casos indique sempre o nome do chefe de família e a que se destina a oferta/donativo. Se pretender recibo indique os seus dados juntamente com o número de identificação fiscal (NIF) e peça-o por e-mail.  Gratos pela generosidade e sentido de responsabilidade de todos.

ATENDIMENTO PAROQUIAL: atendimento de secretaria de segunda a sexta, entre as 9h e as 12h e as 15h e as 19h. O atendimento do pároco é à terça, das 17h30 às 19h e às sexta das 10h30 às 12h30. Se for necessário outro horário de atendimento com o párococontacte-nos para agendar por e-mail: comunidadestoadriao @arquidiocese-braga.pt, por telefone 253 314 279 ou whatsApp 962 740 789. Obrigado!

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30