XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento
Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 14 Jul 2023
Effathá#348
Boletim Paroquial de 17 a 23 de julho
PARTILHAR IMPRIMIR
 

III DOMINGO MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS:por proposta do Papa Francisco, no quarto domingo de julho, celebraremos a festa dos Santos Joaquim e Ana, pais de Maria e avós de Jesus. Esta festa recorda-nos o dom da vida longa e convida-nos a celebrar aqueles que, antes de nós e para nós, guardam e transmitem a vida e a fé. Esta celebração éuma ocasião especial para reconhecer o quanto devemos valorizar a sabedoria, o amor e a contribuição inestimável das pessoas idosas para Igreja e para a sociedade. Assim sendo, convocamos, para o próximo fim de semana, dia 23, todos os avós e idosos da comunidade para celebrarmos nas Eucaristias dominicais, com alegria e muita esperança, a vida e a fé que deles recebemos. O tema, «De geração em geração, a sua misericórdia» (cf. Lc 1, 50), leva-nos a um encontro abençoado: o encontro entre Maria, jovem, e sua parente Isabel, idosa (cf. Lc 1, 39-56). Às portas da Jornada Mundial da Juventude não poderia ter maior pertinência este encontro.

ORDENAÇÕES SACERDOTAIS: este Domingo, dia 16, às 15h30, na Cripta do Sameiro, o Sr. Arcebispo, D. José Cordeiro, presidirá à eucaristia de ordenação presbiteral de 4 novos sacerdotes, sendo um deles o Diácono Rafael Gonçalves, que estagiou na nossa comunidade e mais três colegas do nosso arciprestado: o Bruno Lopes, da paróquia de Calendário, e Tiago Costa e Vítor Couto, ambos da paróquia de Ribeirão. Alegramo-nos com a Igreja bracarense por mais quatro neopresbíteros e comprometemo-nos na oração por eles.

OFERTA AO DIÁCONO RAFAEL - PEDITÓRIO:o peditório do fim de semana 22/23 de julho reverte para a oferta ao Diácono Rafael. A todos agradecemos a generosidade e cuidado.

DIA MUNDIAL DOS AVÓS E DOS IDOSOS – DESAFIO DO PAPA:”O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos pretende ser um pequeno e delicado sinal de esperança para eles e para a Igreja inteira. Por isso renovo o meu convite a todos – dioceses, paróquias, associações, comunidades – para o celebrarem, colocando no centro a alegria transbordante dum renovado encontro entre jovens e idosos. A vós, jovens, que estais a preparar-vos para partir para Lisboa ou que vivereis a Jornada Mundial da Juventude na própria localidade, quero dizer: antes de sair para a viagem, ide visitar os vossos avós, fazei uma visita a um idoso sozinho. A sua oração proteger-vos-á e levareis no coração a bênção daquele encontro. A vós, idosos, peço para acompanhardes com a oração os jovens que estão prestes a celebrar a JMJ. Aqueles jovens são a resposta de Deus aos vossos pedidos, o fruto daquilo que semeastes, o sinal de que Deus não abandona o seu povo, mas sempre o rejuvenesce com a criatividade do Espírito Santo.

ORDENAÇÃO EPISCOPAL: D. Roberto Mariz, natural da S. Pedro de Rates, Póvoa de Varzim, no dia 23 de julho, às 16h, será ordenado bispo na Sé de Braga. Rezemos por ele e confiemos a Deus o seu ministério episcopal.

ACOLHIMENTO DOS JOVENS COREANOSDIAS NAS DIOCESES: estamos a ultimar o programa de acolhimento do grupo de 35 jovens que chegam da Coreia do Sul. Eles chegam à comunidade no dia 26 de julho, pelas 18h. Queremos acolhe-los junto do Centro Pastoral. Estarão presentes as famílias de acolhimento mas podem também estar a comunidade e dar as boas vindas aos peregrinos da JMJ. Haverá um momento mais comunitário. Será no dia 27, às 19h15, na Matriz Antiga. Aí vamos rezar o terço. Podemos todos participar. Na sua estadia entre nós vamos dar-lhes a conhecer a nossa cidade e concelho. Mas queremos sobretudo que eles façam a experiência numa comunidade de fé em Jesus Vivo. Para a próxima semana daremos mais informações sobre as atividades paroquiais, arciprestais e diocesanas. 

MATRÍCULA PARA O PRIMEIRO ANO DE CATEQUESE:as matrículas proceder-se-ão ao longo do mês de junho e julho, no cartório paroquial. Passem a informação. Obrigado.

MATRÍCULAS EM EMRC:que os pais matriculem os seus filhos na aula de Educação Moral Religiosa Católica. Não sendo catequese, é um complemento de formação nos valores legítimos da fé cristã.

 

HORÁRIO DE VERÃO
DOMINGO: há missa às 8h30 e às 11h15 e de 2 de julho a dia 17 de setembro, dia da Festa de Santo Adrião, a missa das 19h15 de domingo passa a ser às 21h.
SEMANA: a partir de 17 de julho até 18 de setembro, de segunda a sexta-feira, não há Missa às 19h15 (Matriz Nova). Permanece a missa às 9h, na Matriz Antiga, de terça a sábado.
SÁBADO: missa vespertina às 18h (Matriz Nova).
Gratoscompreensão e pela atenção de todos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial
Morada

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

TEL

252314279

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail. 

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga
De terça a sábado: 09h00

Eucaristia - Matriz Nova
De terça a sexta: 19h15

Eucaristia Vespertina - Matriz Nova
Sábado: 18h00

Eucaristia Dominical 
Domingo: 08h30; 11h15; 19h15

Eucaristia Dominical - Julho, Agosto e Setembro
Domingo: 08h30; 11h15; 21h00

Confissões

Matriz Antiga

Quarta, das 9h30 às 10h30

Sábado, das 9h30 às 10h30