Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 20 Set 2017
Departamento de Pastoral para as Vocações iniciou novo Ano Pastoral
Encontros Vocacionais e Semana de Oração pelas Vocações são algumas das principais actividades agendadas para este novo ano.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de actividades relativo ao Ano Pastoral 2017 / 2018 com uma primeira reunião realizada no passado dia 18 de Setembro, no Centro Pastoral da Arquidiocese.

A equipa, agora reforçada com novos membros, conta com mais de 20 elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos, provenientes de diferentes institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese, e tem como coordenador o P.e Mário Martins.

Nesta primeira reunião foi já apresentado o programa do Departamento para todo o ano. Entre muitas actividades e solicitações, destacam-se os Encontros Vocacionais, este ano destinados aos Arciprestados de Póvoa de Lanhoso e de Cabeceiras de Basto, que no ano anterior foram palco, respectivamente, da Semana de Oração pelos Seminários e da Semana de Oração pelas Vocações. Além disso, outro dos pontos altos do ano para este Departamento prende-se com todas as actividades relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal, e que este ano se centra, em toda a Arquidiocese, no Arciprestado de Braga.

Todas as actividades do Departamento serão pensadas e concretizadas à luz do Programa Pastoral entretanto publicado pela Arquidiocese, subordinado ao tema “Despertar Esperança” e tendo como mote a frase retirada da Carta de S. Paulo aos Romanos - “Esperar contra toda a esperança” (Rom 4, 18) -, procurando ajudar ao cumprimento do objectivo geral apontado, isto é, o imperativo de “gerar discípulos missionários e comunidades semeadoras de esperança que, alimentadas pelo encontro pessoal com Jesus Cristo e pela força criativa do Espírito Santo, assumam a inadiável renovação da Arquidiocese, com as suas Paróquias e Comunidades”.

Além disso, também o Sínodo dos Bispos relativo à XV Assembleia Geral Ordinária, agendada para Outubro de 2018 e dedicada ao tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional", servirá de base e de orientação para a actuação deste Departamento de Pastoral para as Vocações.

Para potenciar a vivência do plano de actividades traçado e na lógica da renovação pastoral da Arquidiocese, apontada pelo Programa Pastoral publicado pela mesma, o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional tem já agendado, neste início de ano, um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, no próximo dia 7 de Outubro, sábado, entre as 10h00 e as 12h00, no Centro Pastoral da Arquidiocese, em Braga.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B