Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 13 Abr 2021
Subsídios para a vivência da Semana de Oração pelas Vocações
Encontra-se disponível o material relativo a esta Semana que se celebra de 18 a 25 de abril.

Estão já disponíveis os subsídios para a Semana de Oração pelas Vocações, que este ano se celebra entre os dias 18 e 25 de abril, desta feita subordinada ao tema "São José: o sonho da vocação", de acordo com a Mensagem publicada recentemente pelo Papa Francisco.

Este ano, a elaboração destes subsídios, que se destinam a todas as dioceses do país, esteve a cargo do Departamento da Pastoral Vocacional do Patriarcado de Lisboa.

Tendo em conta a situação atual, ainda muito condicionada pela pandemia que nos assola e o consequente plano de contingência que as nossas comunidades e grupos estão chamados a viver, estes materiais procuram promover momentos de oração e reflexão, uns de carácter mais espiritual e outros de teor mais lúdico e cultural, que podem e devem ser realizados na comunidade, dentro dos limites impostos, nomeadamente através da Catequese e dos Grupos de Jovens, mas também em família, berço de todas as vocações, além de explorados através dos diferentes meios digitais disponíveis, como é o caso das redes sociais.

Assim sendo, além da Mensagem do Papa e da Nota do Presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios (CEVM), D. António Augusto Azevedo, os subsídios incluem o habitual cartaz, assim como a pagela com a oração preparados para a Semana (conforme podem ser descarregados mais abaixo), para além de um hino, uma proposta para Lectio Divina, uma reflexão dos Mistérios do Rosário, assim como as habitais Catequeses e um conjunto de sugestões culturais com conteúdos relacionados com a dimensão vocacional, entre outros.

Como é habitual em cada ano, estes subsídios têm como principal objetivo ajudar a promover uma pastoral testemunhal, do encontro, da Caridade, do chamamento e do acompanhamento, ao serviço da comunhão e de uma Igreja sinodal e samaritana, para que se possa implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os setores de pastoral e a toda ação eclesial.

É possível descarregar todo o material aqui, a partir do atual website da CEVM.

As pagelas encontram-se já disponíveis nos Serviços Centrais, de modo a serem utilizadas em todas as paróquias da Arquidiocese.

Documentos para Download
Departamento para as Vocações na Igreja