Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 13 Set 2021
Departamento para a Pastoral Vocacional participou na dinamização do Dia Arquidiocesano do Catequista
O "jardim da Caridade" interpelou os catequistas a semear gestos que curam e cuidam.

O Departamento da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga, à semelhança do que já aconteceu em edições anteriores, participou ativamente no Dia Arquidiocesano do Catequista, realizado no Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, no passado dia 11 de setembro, sábado, subordinado ao tema “Catequese (com)unidade (com)paixão”.

Naquela que foi uma tarde recheada de momentos de partilha, convívio, formação e oração destinada a todos os catequistas da Arquidiocese, depois de um ano de interregno devido à pandemia, uma parte do encontro foi preenchida com a dinamização de diferentes ateliers, dispostos pelo espaço envolvente à Basílica, cabendo ao Departamento da Pastoral Vocacional, representado por cinco dos seus elementos, orientar um dos mesmos.

Deste modo, esta foi mais uma oportunidade para procurar ajudar os catequistas a melhor refletir “que cada um é desafiado à ousadia de se fazer próximo, de acolher o dom de Deus e de acolher o outro, tendo a coragem de se comprometer”, melhor percebendo e assumindo “o seu papel preponderante, como aquele que acompanha e orienta os mais jovens, ajudando-os na descoberta e no discernimento da sua vocação e interpelando-os através de gestos de amor que são capazes de florir a vida, a sua e a dos outros, tornando-a mais bela e mais feliz!”

Ora, e como enfatizado na mensagem partilhada com os presentes, “o catequista, enquanto vocacionado, tem a missão de amar e cuidar com diligência e ternura as vidas daqueles que lhe são confiados, como quem cuida da delicadeza de um jardim, semeando gestos de caridade e serviço que permitam a cada um viver a alegria do encontro com o Senhor Jesus, o Bom Samaritano, que a todos chama a uma vocação”.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui