Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 18 Set 2021
Departamento de Pastoral para as Vocações iniciou novo Ano Pastoral
Atividades previstas procuram continuar a promover “Uma Igreja Sinodal e Samaritana”
PARTILHAR IMPRIMIR
 

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga iniciou o seu programa de atividades relativo ao Ano Pastoral 2021 / 2022 com uma primeira reunião realizada no passado dia 16 de setembro. Do programa constam várias iniciativas, sendo todas pensadas e concretizadas à luz do Programa Pastoral entretanto publicado, subordinado ao tema “Onde há amor, nascem gestos”, com a Caridade a manter-se como a tónica central, neste que é o segundo ano dedicado a esta virtude teologal, procurando continuar a promover “Uma Igreja Sinodal e Samaritana”, sendo o mote dado pela frase retirada do Evangelho de S. Lucas - “Aproximou-se, ligou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho” (Lc 10, 34).

Assim, entre as várias atividades e solicitações que compõem o programa do Departamento para todo o ano, já apresentado, como habitualmente, nesta primeira reunião, destacam-se, entre outras, todas as que estão relacionadas com a vivência e celebração da Semana de Oração pelas Vocações, que a Igreja vive e assinala em pleno Tempo Pascal.

Além disso, e à semelhança dos anos anteriores, o Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional tem já agendado um encontro com todas as Equipas Arciprestais da Pastoral Vocacional, marcado para o dia 1 de dezembro, no Centro Pastoral da Arquidiocese, em Braga, com o objetivo de cimentar contactos e promover sinergias, enfatizando a riqueza trazida pela partilha e interação entre todos aqueles que se dedicam, de modo particular e mais direcionado, ao trabalho em prol da pastoral das vocações.

De referir que a equipa conta, tal como verificado nos anos anteriores, com cerca de 20 elementos, entre sacerdotes, consagrados e leigos, provenientes de vários institutos religiosos e de diferentes pontos da Arquidiocese.

De resto, e porque a formação dos próprios membros do Departamento é sempre um importante pilar a fortalecer, porque melhor prepara cada um para a missão que o Senhor a todos confia, ao longo do ano, e particularmente no contexto das suas reuniões mensais, o grupo, depois do momento de oração inicial, procurará refletir a partir do livro “Novas Vocações para uma nova Europa” da Obra Pontifícia para as Vocações Eclesiásticas.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui