Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 24 Mai 2022
Dinâmica para a Semana das Vocações, promovida pelo Departamento da Pastoral Vocacional, está agora disponível de modo compilado
“Acerta o Passo”
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Depois da publicação diária de uma página inteiramente dedicada à temática vocacional no Jornal Diário do Minho, ao longo da 59ª Semana de Oração pelas Vocações, entre os dias 1 e 8 de maio, procurando promover uma caminhada de descoberta, de provocação, de oração e de discernimento, traçando um percurso constituído por sete etapas, subordinado ao tema “Acerta o Passo”, o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional de Braga publica agora toda a dinâmica de modo compilado.

Deste modo, está agora disponível um compêndio, em PDF, de modo a que possa ser um recurso para todos aqueles que queiram refletir e aprofundar a temática vocacional enquanto processo humano e espiritual a propor àqueles que acompanham. 

De referir que estes subsídios, que gozam de uma matriz intemporal, muito para lá desta Semana de Oração pelas Vocações, e transversal ao nível das diferentes opções vocacionais, podem ser um importante recurso para os diferentes agentes de pastoral, nomeadamente para aqueles que trabalham diretamente com os mais jovens, como catequistas, responsáveis de grupos de jovens, dirigentes de CNE, entre muitos outros.

Todos estes materiais convidam a olhar a dimensão vocacional da vida humana a partir da metáfora do caminho, na medida em que “a nossa existência pode ser vista, precisamente, como um caminho, palmilhado passo a passo, tendo presente as vicissitudes do mesmo, com as suas alegrias e dores, com os seus obstáculos, assim como as conquistas alcançadas”. Ora, “a Vocação é o que dá sentido ao caminho, é que o torna vivo, aliciante, desafiante, desde o chamamento recebido, ao processo de discernimento, à tomada de decisão e entrega, passando por todos os medos e dúvidas”. Além disso, “em pleno processo sinodal, a decorrer em toda a Igreja, somos interpelados com o sonho e o imperativo de um caminho conjunto, uma Igreja onde caminhamos lado a lado, como irmãos, onde todos são acolhidos, escutados, e onde todos se devem sentir comprometidos com a missão evangelizadora”.

Entre os diferentes conteúdos, destacam-se, especialmente, as diferentes propostas de caminhada, por variados trilhos espalhados pela Arquidiocese de Braga. A cada página, o desafio aponta para um diferente local. Os passadiços de Esposende, uma parte do Caminho de Santiago, em Barcelos, o Bom Jesus do Monte, em Braga, o trilho da Cidade da Calcedónia, no Gerês, a montanha da Penha, em Guimarães, um percurso pela cidade de Fafe e um outro pela Cidade de Braga, junto à Sé Catedral, foram os locais escolhidos. Ora, qualquer um destes trilhos poderá ser realizado em qualquer momento, sendo particularmente atrativos nos meses de verão que se aproximam, isto é, este desafio manter-se-á atual e pertinente, podendo ser concretizado individualmente, ou, preferencialmente, em família, em grupo de amigos ou até, e como já referido, em grupos de âmbito pastoral (Catequese, Grupos de Jovens, Escuteiros, Acólitos, entre muitos outros).

O PDF pode ser descarregado mais abaixo.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para as Vocações na Igreja
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui