Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 3 Nov 2022
Vigília de Oração pelos Seminários
Celebração acontece no âmbito da Semana de Oração pelos Seminários.

Neste mês de novembro, e em plena Semana de Oração pelos Seminários, no habitual Momento Mensal de Oração pela Vida e Vocações, os Seminários Arquidiocesanos de Braga estão a preparar uma Vigília de Oração pelos Seminários, que decorrerá na próxima sexta-feira, dia 4, às 21h15, na Igreja de S. Paulo, no Seminário Conciliar, em Braga.

De recordar que estes momentos de oração têm procurado interpelar a comunidade, chamada pelo batismo à fundamental e universal vocação à Santidade, possibilitando, ao mesmo tempo, uma especial e renovada sensibilização para a centralidade e importância fulcral da dimensão vocacional da vida, pois o Senhor sempre chama e todos somos enviados a anunciar o Evangelho, tal como enfatiza a temática da Semana dos Seminários deste ano – “Não te envergonhes de dar testemunho de Cristo” (2Tim 1, 8).

Neste caso concreto, a celebração procura destacar a vocação sacerdotal e os Seminários, enquanto “um laboratório de esperança para o presente do futuro”, como refere D. José Cordeiro na mensagem que escreveu para esta semana. O Arcebispo Primaz refere ainda que “numa Igreja toda vocacional, sinodal e samaritana, todos somos corresponsáveis por todas as vocações ao presbiterado, ao diaconado, à vida consagrada e ao matrimónio”, acrescentando, por isso, que “todos somos convidados a rezar por todas as vocações, a contribuir para a vida quotidiana dos seminaristas e sobretudo para a melhor formação humana, espiritual, comunitária, pastoral e intelectual nos Seminários”.

Por sua vez, D. António Augusto Azevedo, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, recorda-nos que “com esta iniciativa, a Igreja pretende, hoje, apelar aos mais jovens para que sejam testemunhas alegres e corajosas de Jesus Cristo e do seu Evangelho”, acrescentando que “a Igreja deposita uma grande confiança nos mais jovens e o apelo a que sejam capazes de dar um testemunho alegre da fé assenta no reconhecimento das suas capacidades, energia, audácia e criatividade”. Deste modo, “a todos e cada um, Jesus Cristo, o grande amigo, chama a uma vocação e a alguns concede o dom do chamamento ao ministério ordenado”.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B