8 julho 2022

Senhora da Misericórdia, Rainha da Paz, dai-nos a Paz!

José António Ribeiro de Lima Carneiro

Mensagem do Arcipreste de Fafe nas festas de Nossa Senhora de Antime 2022

Em hora de aflição, de fome ou peste,
Ou talvez de invasão do inimigo:
Senhora do Socorro: nesta hora
Da maior aflição que nos consome,
Olha em roda de ti, e vê, Senhora:
E seja feita a graça do teu Nome…

Esta prece é parte de um poema dedicado a Nossa Senhora do Socorro, que se venera em Albergaria-a-Velha, escrito pelo poeta Correia de Oliveira, no longínquo ano de 1902. Mas podia muito bem ser de 2022. E também pode muito bem ser a prece que erguemos como um povo devoto de Nossa Senhora, que invocamos nestas nossas terras, há vários séculos, como Senhora da Misericórdia.

Felizmente, podemos este ano voltar a celebrar, em toda a grandeza e esplendor, a festa de Nossa Senhora de Antime. O impedimento da pandemia nos últimos dois anos, causando uma exceção histórica às nossas festas, não nos toldou o discernimento e só desafiou a criatividade para permitir a devoção de todos com os cuidados necessários a todos.

Já sem os maiores condicionalismos da pandeia, é com a habitual fé e devoção que o Povo de Fafe se confia a Nossa Senhora de Antime, com o coração filial e sempre sedento de sentir a ternura e a doçura Daquela que Jesus, na Cruz, nos deu por Mãe.
Infelizmente, os tempos que vivemos continuam a ser de grande aflição, ainda pela pandemia que continua a grassar as nossas vidas e agora, mais recentemente, também pela guerra que desgraça e arrasa tantas vidas e que é o ponto mais baixo da humanidade.
Quando pensávamos que acordava a bonança que sobrevém a cada tempestade, eis que a loucura e a malvadez interromperam a paz e a segurança das nossas vidas. A maldade humana aliada à avidez do poder, de costas voltadas para Deus, semeia destruição, fome, morte indiscriminadamente.
A guerra da Rússia à Ucrânia não é só um problema deles, não pode cair no esquecimento nem numa normalidade passiva com o passar dos dias de conflito. Porque, como diz o Papa Francisco, a guerra é a falência da humanidade. E nós não podemos pactuar com essa falência coletiva. Não nos faltarão as forças para rezar e trabalhar pela paz.

Ao longo destes dias sentindo de forma especial e mais intensa a presença, a solicitude maternal é hora de nos voltarmos para a Mãe. Nossa Senhora da Misericórdia de Antime que tantas graças e proteção tem permitido acontecer, por graça divina, a tantos de nós, acolha a nossa oração unânime e confiada: Rainha da Paz, dai-nos a Paz.

Também confiamos com grande fervor o ministério episcopal de D. José Cordeiro entre nós. Neste domingo receberá na Sé Catedral o pálio que foi benzido e entregue pelo Papa Francisco. Segundo sua vontade já expressa, impedido de estar entre nós neste domingo de festa, sentirá no próximo ano in loco a devoção de um Povo que se confia a Maria e por ela se encaminha para Jesus.

Pe. José António Carneiro