6 junho 2016

Faleceu o P.e Manuel Soares Magalhães

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Sacerdote esteve mais de 50 anos ao serviço da comunidade paroquial de S. Silvestre de Requião.

Faleceu na passada quinta-feira, dia 2 de Junho, o P.e Manuel Soares de Magalhães, natural da paróquia de Palmeira, Braga, onde nasceu a 13 de Fevereiro de 1933.

O P.e Magalhães foi ordenado sacerdote a 13 de Julho de 1958. Nesse mesmo ano foi nomeado Prefeito do Seminário Conciliar. Posteriormente, em 1963, foi nomeado pároco de S. Silvestre Requião, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, onde permaneceu até ao seu falecimento, aos 83 anos de idade.

Deste modo, o P.e Magalhães dedicou praticamente todo o seu ministério sacerdotal, por mais de 50 anos, ao serviço da paróquia de Requião. Viu crescer gerações de cristãos, uniu esposos, escutou muitas pessoas e acompanhou os mais necessitados.

Só a partir do ano 2000 colaborou com outras comunidades paroquiais. Em Abril de 2000 foi nomeado Administrador Paroquial de Antas e Abade de Vermoim, em acumulação com a paroquialidade anterior, e aí permaneceu até Julho. Nesse mesmo ano foi nomeado pároco de S. Miguel de Seide e só em 2009 foi dispensado da paroquialidade desta comunidade, continuando pároco de Requião.

O funeral do P.e Magalhães teve lugar no dia 4 de Junho, às 10h00, na Igreja Paroquial de Requião, indo depois a sepultar no cemitério local. Presidiu à celebração da Eucaristia D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, estando também presentes vários sacerdotes do nosso Arciprestado e não só.

Tratando-se de um sacerdote que praticamente durante toda a sua vida esteve ao serviço da Igreja de Jesus Cristo no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, este, na pessoa de cada um dos seus sacerdotes e de todos os cristãos, presta aqui uma singela homenagem ao P.e Manuel Soares de Magalhães, reiterando à sua família as mais sentidas condolências.