8 junho 2016

Jovens de Famalicão rezaram junto da Cruz da Evangelização

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Símbolo entregue pelo Papa São João Paulo II aos jovens passou pelo Arciprestado no dia 2 de Junho.

A Cruz da Evangelização, símbolo entregue pelo Papa São João Paulo II aos jovens do continente europeu, e que tem estado a percorrer as 20 dioceses portuguesas até à data da Jornada Mundial da Juventude de 2016, em Cracóvia, passou pelo Arciprestado de Vila Nova de Famalicão no passado dia 2 de Junho, congregando os jovens das diversas comunidades paroquiais num momento de oração e de adoração à Cruz.

A Equipa Arciprestal da Pastoral Juvenil recebeu a Cruz da Evangelização em Moreira de Cónegos, no final do dia 1, depois desta ter passado o dia todo no Arciprestado de Guimarães e Vizela. Durante o dia 2, a Cruz esteve exposta na Igreja Nova Matriz de Vila Nova de Famalicão, desde as 9h00, com o dia a ser enriquecido por diversos momentos de oração, como Adoração Eucarística da parte da manhã e Adoração da Cruz já da parte da tarde.

Às 21h00 teve lugar o ponto alto das celebrações com uma Vigília de adoração à Cruz, que reuniu inúmeros cristãos, sobretudo jovens, provenientes das diferentes comunidades do Arciprestado. Esta celebração, presidida pelo P.e Nuno Vilas Boas, Assistente da Equipa da Pastoral Juvenil, e que contou também com a presença de vários sacerdotes do Arciprestado, evocou “a Cruz como sinal de salvação e maior prova de amor de Deus aos homens, que, por sua vez, interpela e convida cada um a viver e praticar esse mesmo amor no serviço e na entrega aos outros, tal como Jesus o fez”. E, porque “o amor é a mais perfeita expressão do Evangelho, a Cruz, e concretamente esta Cruz da Evangelização, convoca todos, e de forma especial os jovens, para o anúncio fiel da alegria da Ressurreição de Cristo, chamando-os a viver como discípulos missionários da Misericórdia de Deus, atentos às necessidades e dores dos irmãos”.

No final da Vigília, a Cruz foi entregue aos jovens do Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, sendo depois levada para Balazar, de modo a prosseguir a sua itenerância pelos vários Arciprestados da Arquidiocese de Braga.