27 junho 2016

Coordenadores de Catequese de Famalicão reunidos para avaliar Ano Pastoral

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

Encontro promovido pela Equipa Arciprestal de Catequese congregou catequistas coordenadores de diversas comunidades do Arciprestado.

Tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, a Equipa Arciprestal de Catequese de Vila Nova de Famalicão promoveu um encontro destinado aos Catequistas Coordenadores Paroquiais de Catequese de todo o Arciprestado, com vista à avaliação do Ano Pastoral 2015-2016, prestes a terminar.

Desta feita, este encontro teve lugar no passado dia 20 de Junho, pelas 21h15, no Centro Pastoral de Santo Adrião, em Famalicão, e contou com inúmeros catequistas provenientes de várias paróquias do Arciprestado. Num primeiro momento, para além das habituais palavras de acolhimento e boas-vindas proferidas pelo P.e António Loureiro, Assistente da Equipa Arciprestal de Catequese, os catequistas coordenadores foram convidados a viver um breve tempo dedicado à oração, que interpelou a uma reflexão sobre a vocação missionária de todos os cristãos e, particularmente, de todos os catequistas.

De seguida, foi o momento de avaliar as diferentes actividades realizadas e promovidas ao nível arciprestal, mas também arquidiocesano, que procuraram ajudar a atingir os objectivos propostos pelo Departamento Arquidiocesano da Catequese (DAC) para o Ano Pastoral 2015-2016, dedicado pela Arquidiocese de Braga ao tema da “Fé Anunciada”, sendo que o objectivo geral consistiu em “Reavivar, purificar, confirmar e confessar a Fé”.

Ao mesmo tempo, foi também feita uma primeira e breve apresentação do plano do DAC para o próximo Ano Pastoral, 2016-2017, um Ano Mariano, assinalando também os 100 anos das aparições de Fátima, em que o objectivo geral se mantém o mesmo do ano anterior, concretizável depois por via de um objectivo mais específico - “Com Maria reavivar a Identidade Cristã”. Buscando inspiração no testemunho de discípula fiel de Cristo dado por Nossa Senhora, as diferentes linhas de acção relacionadas com o objectivo supracitado apontam para a formação espiritual do catequista, nomeadamente através da escuta da Palavra de Deus, do testemunho de Fé e de vida e do acompanhamento próximo e atento daqueles que lhe são confiados.

Foram ainda apresentadas algumas datas importantes, destacando-se aquelas que se encontram mais próximas, como o Dia Arquidiocesano do Catequista, a realizar a 10 de Setembro, entre outras.

O encontro, marcado pelo diálogo e pelo espírito de partilha, onde todos tiveram oportunidades de colocar questões, esclarecer dúvidas e/ou apresentar sugestões para o futuro, terminou com um novo momento de oração.