4 julho 2016

Paróquia de Esmeriz em festa após Obras de Restauro da Igreja Paroquial

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

A Eucaristia celebrada na Igreja agora renovada foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo auxiliar de Braga.

A paróquia de S. Pedro de Esmeriz, Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, viveu um dia particularmente festivo no passado dia 25 de Junho, sábado, data em que voltou a celebrar Eucaristia na sua Igreja paroquial depois desta ser renovada, tendo sofrido obras de conservação e restauro.

A intervenção feita incidiu sobre a recuperação e tratamento dos retábulos de Nossa Senhora de Fátima e do Sagrado Coração de Jesus, assim como do Retábulo Mor e dos tectos, depois de um estudo realizado por técnicas especializadas em restauro e conservação de espaços religiosos ter detectado um conjunto de problemas no edifício da Igreja.

Assim, passados alguns meses de intervenções no interior e no exterior da Igreja paroquial, no dia passado dia 25 de Junho, pelas 19h30, a comunidade paroquial de Esmeriz, que se envolveu e foi benemérita no que diz respeito ao contributo dado para assumir os custos desta obra, pôde uma vez mais celebrar Eucaristia na renovada Igreja. A celebração contou com a presença de toda a comunidade, que quis de novo entrar nesta casa de oração, assim como do Bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, D. Nuno Almeida, que presidiu à mesma. O prelado destacou “a beleza e simplicidade do resultado das obras realizadas, favoráveis para a oração e recolhimento de quem passa por ali”. Além disso, o pároco, o P.e Nuno Vilas Boas, aliou-se às suas palavras de gratidão e dirigiu no final da celebração um “agradecimento a todos os que colaboraram com todo o seu esforço, empenho e ‘suor’, na conclusão desta obra de conservação e restauro deste belo património paroquial”. Acrescentou ainda “a importância deste se manter belo e em bom estado por muitas mais gerações, manifestando assim toda a dedicação e respeito por esta «Casa de Oração»”. O sacerdote convidou ainda cada paroquiano a assinar um livro de honra para que também pudesse constar da história biográfica da Igreja Paroquial de S. Pedro de Esmeriz.

Depois da Eucaristia, a comunidade paroquial reuniu-se em convívio no adro da Igreja, no já tradicional Arraial dedicado ao seu padroeiro, S. Pedro, organizado pelo Grupo de Jovens de Esmeriz. Este momento de alegria contou com a presença de quase meio milhar de pessoas que passaram um agradável momento de familiar partilha e confraternização, marcado também pelo apoio à Seleção Nacional de Futebol que nessa noite disputou mais um jogo. O serão prolongou-se na alegria contagiante da festa, podendo todos participar na animação conduzida pelo Grupo de Jovens, que permitiu terminar da melhor forma um dia em que ficou bem patente o testemunho de uma comunidade atenta, zelosa e empenhada, procurando cuidar do seu património histórico e reforçar os laços de comunhão entre todos.