5 julho 2016

Peregrinação Arciprestal à Nossa Senhora do Carmo

Departamento Arciprestal da Comunicação Social

D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga, preside à celebração da Eucaristia, às 11h00, no recinto do Santuário.

Celebrando a Igreja o dia de Nossa Senhora do Carmo a 16 de Julho, no próximo dia 17, domingo, realiza-se a tradicional Peregrinação Arciprestal ao seu Santuário, na paróquia de Lemenhe, sendo esta a única Peregrinação de cariz Arciprestal que decorre no Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

A Peregrinação inicia às 9h45 da manhã na Igreja Paroquial de Lemenhe, de onde segue em direcção ao Santuário de Nossa Senhora do Carmo, onde será celebrada a Eucaristia, às 11h00, presidida por D. Jorge Ortiga, Arcebispo Primaz de Braga.

No mesmo dia, mas da parte da tarde, às 17h00, tem lugar a celebração do Rosário, seguida de procissão e imposição dos Escapulários de Nossa Senhora do Carmo.

De resto, e para melhor e mais profundamente se viver esta festa, a preparação para a mesma começa já no dia 8, rezando-se diariamente a Novena de Nossa Senhora do Carmo. Além disso, o dia 15 será ainda enriquecido pela realização da procissão de velas e no dia 16, a partir das 9h00, será possível celebrar o Sacramento da Reconciliação, podendo cada um experimentar a alegria do perdão e saborear plenamente a Misericórdia de Deus.

De salientar que no dia 17 tem início a visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo às 54 paróquias do Arciprestado famalicense, prolongando-se até ao dia 16 de Julho de 2017. Trata-se de uma iniciativa do Arciprestado que pretende ajudar a viver de forma mais intensa e profunda o próximo ano pastoral, em que a Arquidiocese de Braga nos convida particularmente a olhar para a figura de Maria, para com ela “contemplarmos a Fé”, associando-se deste modo também às comemorações do centenário das aparições de Fátima.

Assim, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo estará uma semana em cada uma das comunidades paroquiais, sendo que o transporte entre as mesmas será sempre assegurado pelas diferentes corporações de Bombeiros que existem no Arciprestado.

Deste modo, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão lança o convite a todos os cristãos para que tomem parte desta peregrinação e se associem a esta nova iniciativa supracitada, lembrando que “aqueles que peregrinam com Maria e até Maria, assim como aqueles que a acolhem no seio da sua comunidade e da sua vida, aprendem pelo seu testemunho a ser Missionários e Misericordiosos como ela, anunciando o extraordinário dom da Fé com a alegria e o entusiasmo próprios de quem ama e se coloca ao serviço dos irmãos”!