6 junho 2017

Por Maria até Jesus

Arciprestado de V. N. Famalicão

(Para ajudar a melhor rezar e viver este ano pastoral).

Todos perseveravam unidos em oração,

em companhia de algumas mulheres,

entre as quais Maria, Mãe de Jesus.”

(Actos dos Apóstolos 1, 14)

“Depois dos acontecimentos da Ressurreição e da Ascensão, Maria, entrando com os Apóstolos no Cenáculo enquanto esperavam o Pentecostes, estava aí presente como Mãe do Senhor glorificado. Era não só aquela que «avançou na peregrinação da fé» e conservou fielmente a sua união com o Filho «até à Cruz», mas também a «serva do Senhor» deixada por seu Filho como mãe no seio da Igreja nascente: «Eis a tua mãe». Assim começou a estabelecer-se um vínculo especial entre esta Mãe e a Igreja. Com efeito, a Igreja nascente era fruto da Cruz e da Ressurreição do seu Filho. Maria, que desde o princípio se tinha entregado sem reservas à pessoa e à obra do Filho, não podia deixar de derramar sobre a Igreja, desde os inícios, esta sua doação materna. Depois da «partida» do Filho a sua maternidade permanece na Igreja, como mediação materna: intercedendo por todos os seus filhos, a Mãe coopera na obra salvífica do Filho-Redentor do mundo.”

(S. João Paulo II, A Mãe do Redentor, 40)

Maria,

Senhora do Pentecostes,

Guia-nos pelos caminhos audaciosos e belos da evangelização

E confirma-nos na missão do anúncio fiel e apaixonado de Jesus!

Ave-Maria, cheia de graça,
O Senhor é convosco.
Bendita sois vós entre as mulheres
E Bendito é o Fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Rogai por nós, pecadores,
Agora e na hora da nossa morte.

Amém.