2 outubro 2019

No Seminário do Verbo Divino

Sacerdotes de Guimarães e Vizela

reuniram em Dia Arciprestal

Cerca de quatro dezenas de Sacerdotes e dois diáconos do Arciprestado de Guimarães e Vizela reuniram, na manhã desta quarta-feira, no primeiro Dia Arciprestal do Clero no Ano Pastoral de 2019/2020.

Sob o lema diocesano deste ano pastoral, "Levantar-se e semear e Esperança", foram saudados os sacerdotes que iniciam funções neste Arciprestado, Padre Albano Nogueira - Santa Cristina de Longos, São Cláudio de Barco, Santa Maria de Souto e São Salvador de Souto - e Padre Paulino Carvalho - Nossa Senhora da Oliveira. Os mesmos assumem o cargo de Secretário e delegado da Pastoral Familiar respectivamente.

Foram também recordados os sacerdotes que cessam funções, Padre João Ribeiro e Monsenhor José Maria Lima de Carvalho e os que celebram este ano bodas sacerdotais.

Recordado, em virtude do seu falecimento, foi o Padre Joaquim Pimenta Rodrigues, capelão da Misericórdia e anteriormente pároco por longos anos de Santo Estêvão de Urgeses.

Os presentes tomaram conhecimento das principais iniciativas a desenvolver por cada departamento arciprestal e por cada uma das Zonas Pastorais do Arciprestado.

O encontro terminou com uma pequena reflexão do Senhor Arcebispo Primaz, Dom Jorge Ortiga, incentivando à fraternidade Sacerdotal e ao compromisso de redobrada atenção aos sinais dos tempos para uma continuada renovação da acção pastoral.