12 setembro 2020

ARCIPRESTADO DE GUIMARÃES E VIZELA

IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO CARMO DA PENHA

CANCELAMENTO DA SOLENE MISSA CAMPAL

As autoridades municipais consideraram que a realização da SOLENE MISSA CAMPAL para assinalar a 127ª Grande Peregrinação do Arciprestado de Guimarães e Vizela importa um risco considerável para a saúde pública, no contexto presente da situação epidemiológica do Covid-19 no concelho de Guimarães.

A Irmandade da Penha e o Arciprestado de Guimarães, por sua livre iniciativa, já haviam cancelado a realização da Peregrinação deste ano, decisão que só tem paralelo na decisão tomada aquando da PANDEMIA DA GRIPE ESPANHOLA, no ano de 1918.

Ainda assim, a Irmandade da Penha e o Arciprestado de Guimarães fizeram todas as diligências ao seu alcance para que a SOLENE MISSA CAMPAL pudesse ser realizada, em segurança, com a presença física dos fiéis.

Frustado esse objectivo, a Irmandade da Penha e o Arciprestado de Guimarães não poderiam deixar de assinalar o grandioso e centenário acontecimento, tão caro às GENTES DE GUIMARÃES, com a celebração de uma missa solene presidida pelo Sr. Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, no interior do Santuário, com transmissão directa, por via digital no facebook da Arquidiocese e do Grupo Santiago.

A Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha e o Arciprestado de Guimarães endereçam, a todos os VIMARANENSES, uma mensagem de esperança e serenidade, de que, hoje, tal como no passado, juntos venceremos esta pandemia.

Assim Deus, Nossa Senhora da Penha e os homens nos ajudem.