próximos eventos
28
Ago
08h - 08h : ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL DA SÉ DE BRAGA
31
Ago
08h - 08h : NOSSA SENHORA DAS NEVES
publicidade
Realiza-se depois de amanhã, dia da celebração da Assunção de Nossa Senhora, a peregrinação ao santuário de Nossa Senhora Aparecida, situado na paróquia de Balugães, arciprestado de Barcelos. Esta peregrinação arciprestal, que junta milhares de devotos, sobretudo da zona do Vale do Neiva, sai às 10h00 da Capela de S. Bento, em Balugães, em direcção ao santuário, situado no alto do monte de Castro, onde pelas 11h00 é celebrada missa campal, presidida pelo Bispo Auxiliar de Braga D. António Moiteiro.
O Papa Francisco renovou o apelo a toda a Igreja para dedicar a sua oração aos cristãos do Iraque, que se contam entre as principais vítimas da guerra civil que assola aquele país. Numa carta enviada aos Bispos de todo o mundo, o Santo Padre pede que estes liderem, nas suas Dioceses, as intenções de oração pela Paz no Iraque. Eis na íntegra a Declaração do Director da Sala de Imprensa do Vaticano, em nome do Santo Padre:
Nos próximos três dias (13, 14 e 15 de agosto) vai realizar-se pela primeira vez no Santuário da Lapinha, Guimarães, a Festa da Assunção de Nossa Senhora, especialmente dedicada aos emigrantes.
A comunidade paroquial de Santa Eulália de Palmeira, arciprestado de Famalicão, viveu no passado fim de semana a tradicional festa em honra de Nossa Senhora do Rosário. A procissão de velas, na sexta-feira à noite, desde a capela de Nossa Senhora do Carmo até à igreja paroquial, foi um dos pontos altos da festa, tendo registado, apesar da chuva, a presença de um elevado número de fiéis.
O bispo auxiliar de Braga D. António Moiteiro despediu-se, ontem, do Arciprestado de Barcelos. Perante os vários milhares de fiéis que participaram na peregrinação à Nossa Senhora da Franqueira, o também bispo eleito da diocese de Aveiro assegurou que «é com tristeza» que parte para a nova missão que lhe foi confiada pelo Papa Francisco.
Actividades Arquidiocesanas
Perante novas necessidades pastorais e procurando responder às suas exigências, D. Jorge Ortiga procede às seguintes nomeações eclesiásticas.
Perante novas necessidades pastorais e procurando responder às suas exigências, D. Jorge Ortiga procede às seguintes nomeações.
Testemunho Vocacional do Instituto Secular Caritas Christi.
Artigo de Florentino Cardoso, presidente da comissão administrativa da Irmandade da Senhora da Lapinha.
Artigo do Arq. António Gerardo.
Homilia nas ordenações presbiterais na Cripta do Sameiro.
Mensagem de gratidão de D. Jorge Ortiga a D. António Moiteiro, bispo eleito de Aveiro.
Homilia na celebração da solenidade do nascimento de S. João Baptista.
Homilia na celebração da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo.
Mensagem aos membros presentes no encontro de Movimentos e Obras Apostólicas da Arquidiocese.
Agenda Pastoral
Igreja Viva
Igrejas em Braga
Powered by Peakit