Liturgia Dominical

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Liturgia
Comissão Litúrgica | 26 Nov 2019
Encontro de Leitores
30 de novembro, das 09h00 às 12h30, no Espaço Vita, em Braga.
  © Comissão Litúrgica

O Departamento Arquidiocesano para a Liturgia está a organizar um encontro para todas as pessoas que exercem o ministério da Palavra nas celebrações litúrgicas em cada comunidade da Diocese de Braga. Este evento acontecerá no próximo dia 30 de novembro, das 09h00 às 12h30, no Espaço Vita, em Braga.

Com o intuito de ajudar a preparar a celebração da Incarnação do Verbo de Deus, mesmo ao iniciar o Tempo de Advento, o organismo diocesano responsável pelos ministérios e pela pastoral litúrgica promove um encontro destinado a leitores, salmistas e admonitores da assembleia. O objetivo fundamental é formar os ministros da Palavra, de forma progressiva, acerca da Sagrada Escritura e da comunicação na Liturgia.

A abordagem escolhida para esta primeira manhã formativa parte do tema do Ano Pastoral: “Levantar-se e Semear Esperança”. Neste sentido, abordar-se-á a temática da dimensão profética do anúncio da Palavra de Deus. Para isso, haverá uma conferência inaugural, conduzida por D. António Couto, biblista e bispo de Lamego, para aprofundar o assunto fundamental deste encontro, a partir da Bíblia. Seguir-se-á um painel intitulado “Mãos que falam”, orientado por Pe. Paulo Terroso, Diác. Elísio Portela e Vera Macedo da comunidade da Basílica dos Congregados de Braga, que se debruçará sobre novos desafios para a comunicação na Liturgia.

Este encontro será uma oportunidade para aprofundar e valorizar o exercício do ministério da Palavra, nas comunidades cristãs, o que constituirá também uma oportunidade de viver de forma mais intensa a preparação do Natal. Para isso, poder-se-á também seguir a caminhada proposta pelo Departamento Arquidiocesano para a Liturgia – “Esperança, berço que humaniza” – que pode ser encontrada no site da Arquidiocese (www.arquidiocese-braga.pt/liturgia) ou nas redes sociais do referido Departamento.

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Liturgia

Rua S. Domingos, 94 B

Pe. Rui Manuel Gomes Sousa

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui