Arquidiocese de Braga -

25 outubro 2018

"Follow JC Go!": o Pokémon Go católico

Fotografia YOUTUBE CRISTONAUTAS

dacs

O jogo ainda só está disponível em espanhol mas vai também ser disponibilizado em português, inglês e italiano.

\n

"Follow JC Go!" é a versão católica do "Pokémon Go" que tem como objectivo "apanhar" santos e figuras bíblicas. O jogo foi criado pela Fundação Ramón Pané, um grupo católico sediado nos EUA, para "levar a fé a pessoas de todas as idades". 

Assim como no Pokémon Go, o jogo utiliza a câmara do telemóvel do jogador para construir o ambiente e, em seguida, sobrepõe as personagens digitais. A diferença é que neste jogo, em vez do Pikachu, o mais provável é encontrar santos, personagens bíblicas e beatos.

A aplicação encoraja o culto da fé no mundo real, levando o jogador a rezar quando passa por uma igreja ou até mesmo quando passa por um hospital, dizem os criadores.

É necessário algum conhecimento da Bíblia para se poder ser bem sucedido no jogo. Quando encontram um santo, os utilizadores têm que responder a questionários religiosos ou associar passagens bíblicas.

Os jogadores também devem colecionar àgua, comida e "espiritualidade" para aumentar a sua "saúde" no jogo. É possível ainda fazer doações para associações e organizações.

Apesar da aplicação não ter sido desenvolvida pelo Vaticano, o Papa já é um fã. "Francisco não é uma pessoa muito tecnológica, mas ele está maravilhado, entendeu a ideia e o que estávamos a fazer: combinar a tecnologia com a evangelização", disse Ricardo Grzona, director executivo da Fundación Ramón Pané, ao site católico Crux Now.

O jogo serve também de preparação para a Jornada Mundial da Juventude de 2019, que irá realizar-se no Panamá em Janeiro. Ao longo do caminho, os jogadores podem ainda participar noutros eventos religiosos do mundo.

Segundo a fundação, 43 designers, especialistas na Bíblia, e historiadores da Igreja gastaram 32 mil horas para desenvolver o projecto, que começou a ser construído em Agosto de 2016. O jogo ainda só está disponível em espanhol mas vai também ser disponibilizado em português, inglês e italiano.