Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 8 Out 2019
Mosteiro da Cartuxa vai ser habitado por comunidade feminina
Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará vão dar continuidade à vida contemplativa no mosteiro.
  © Agência ECCLESIA/HM

O arcebispo de Évora anunciou que uma comunidade monástica feminina vai habitar o Mosteiro da Cartuxa, após a saída dos monges neste mês de Outubro, continuando a arquidiocese com um “pulmão ecológico de espiritualidade”.

“Teremos aqui connosco as Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará, ligadas à Família Religiosa do Verbo Encarnado”, anunciou D. Francisco Senra Coelho no dia em que decorre a despedida dos últimos 4 monges do Mosteiro da Cartuxa.

A idade avançada dos monges cartuxos e a falta de vocações para a vida contemplativa na Ordem Cartusiana está na origem da saída da congregação da Arquidiocese de Évora, onde está há 60 anos.

“Os cartuxos nunca serão esquecidos nem jamais substituídos e ficarão muito felizes por ver que a sua Cartuxa permanece habitada”, referiu o arcebispo de Évora a respeito do convite dirigido à comunidade monástica feminina.

De acordo com D. Francisco Senra Coelho, as irmãs contemplativas do Instituto do Verbo Encarnado vão habitar a Cartuxa e “dar vida” ao silêncio do Mosteiro. “A Cartuxa é já um topónimo. Será sempre a Cartuxa. Estas Servidoras do Senhor vão habitá-la”, acrescentou.

O Arcebispo de Évora indicou também que a nova comunidade monástica vai habitar o mosteiro após as necessárias obras de adaptação do espaço, onde vai ser criado também um sector de “hospitalidade monástica”, permitindo receber pessoas para “rezar e fazer silêncio”, fazer a “experiência de vida monástica por alguns dias”.

D. Francisco Senra Coelho explicou que o Instituto do Verbo Encarnado é uma congregação religiosa com 1350 irmãs espalhadas pelo mundo que valorizam o “caráter missionário” e estão “em países de fronteira, de periferias do cristianismo” e têm um ramo contemplativo com 186 monjas em 16 mosteiros.

Hoje, Terça-Feira, às 18h30, D. Francisco Senra Coelho vai presidir a uma missa na Igreja do Mosteiro da Cartuxa para assinalar a despedida dos quatro monges que partem para o Mosteiro da Ordem de Barcelona.

“É uma despedida de acção de graças pelos 60 anos que estiveram connosco e para comungar com eles a dor da partida”, concluiu o arcebispo de Évora.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva