Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 27 Abr 2020
A acção da Igreja na pandemia
Porque a pandemia não parou a Igreja.
  © CDC

O novo coronavírus, que chegou às nossas vidas em Março, conseguiu carregar no botão de pausa e obrigou-nos a mudar de vida, mesmo que temporariamente. A vida não parou, mas ficou largamente adiada – as nossas saudades da família e amigos que o digam.

Este é por isso, também um tempo diferente para a Igreja – naturalmente. As igrejas estão vazias não porque ninguém queira lá estar, mas porque fazê-lo é o mais seguro para todos neste momento. A Igreja não deixou de ter serviços litúrgicos e momentos de oração, mas estes acontecem agora à distância, através de um ecrã ou simplesmente num espírito de união.

Mas esta distância não impede que a Igreja se mantenha próxima das comunidades e das suas necessidades, cumprindo o seu fulcral papel social.

Compilamos aqui as várias notícias da acção da Igreja desde o início da pandemia.

Hotel do Lago disponibilizado a profissionais de saúde

A medida deve-se à preocupação, expressa por muitos destes profissionais, em salvaguardar as suas famílias, não querendo arriscar contagiá-las com o novo coronavírus após regressar do trabalho. Contacte o Hotel do Lago através do mail lago@hoteisbomjesus.pt ou ligando para o 253 603 020.

Irmandade do Senhor da Cruz em Barcelos lança campanha para compra de ventiladores

A Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz, de Barcelos, lançou uma campanha de angariação de fundos para a aquisição de ventiladores portáteis para o Hospital de Barcelos. A campanha angariou quase 15 mil euros e tem agora um novo objectivo.

Colégio D. Pedro V cede instalações à Protecção Civil

Instituição cedeu as instalações de Fão, conhecidas como "Colónia de Férias de Fão", à Protecção Civil de Esposende.

Arquidiocese cria bolsa de recursos humanos para os lares

A Arquidiocese de Braga criou uma bolsa de recursos humanos para a substituição dos profissionais que, por estarem infectados com o novo coronavírus ou apenas em quarentena, deixam de poder prestar o seu serviço.

Cáritas compromete-se a “não deixar ninguém para trás"

A Cáritas Portuguesa compromete-se a não deixar ninguém para trás em consequência da situação causada pela pandemia do novo coronavírus e procura manter activos todos os serviços essenciais à população.

Campo Escola de Fraião disponível para albergar profissionais de saúde

A Junta Regional de Braga e a direcção do Campo Escola de Fraião (CEF) estão a disponibilizar, desde 21 de Março, as instalações do CEF para alojar profissionais de saúde.

Como é que a Igreja se mexe no meio de uma pandemia?

Reportagem no Igreja Viva sobre as iniciativas particulares dos padres Sandro Vasconcelos e Miguel Teixeira, assim como a doação de viseiras pela Irmandade de São Bento da Porta Aberta.

D. Jorge Ortiga pede a sacerdotes que contribuam com um ordenado para Fundo Social Diocesano

O arcebispo de Braga pediu, numa mensagem dirigida aos sacerdotes diocesanos, que contribuam para o Fundo Partilhar com Esperança com o equivalente a um ordenado. O Fundo está a ajudar a Cáritas a adquirir bens alimentares para distribuir a quem mais precisa.

Arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim doa 5 mil euros a Centro Hospitalar

Os sacerdotes do arciprestado de Vila do Conde e Póvoa de Varzim decidiram doar cinco mil euros ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim - Vila do Conde.

S. Bento estabelece parceria com Câmara de Terras de Bouro

Irmandade disponibiliza viseiras para os profissionais de saúde do concelho de Terras de Bouro e cede instalações para utentes infectados, ou em quarentena, dos lares do Vale do Cávado.

O apoio das instituições no terreno

Carta do cónego Roberto Rosmaninho Mariz para expressar o “maior reconhecimento por todo o trabalho feito” pelas instituições de solidariedade, grupos sócio-caritativos, conferências vicentinas e pela Cáritas, que estão “no terreno a lidar com a dura realidade destes dias”:

• Hotel João Paulo II, no Santuário do Sameiro, como hospital de retaguarda;

• Cooperativa João Paulo II serve refeições a profissionais de saúde e a pessoas sem-abrigo, lavando também a roupa dos sem-abrigo;

• Ligação estreita entre o Centro Distrital de Segurança Social, a Protecção Civil, os delegados de sáude, polícia e câmaras municipais para encontrar espaços para quarentena e recursos humanos para compensar as falhas causadas por doença.

Livro "As sete últimas palavras de Cristo na cruz" contribui para Fundo Partilhar com Esperança

Metade do valor da compra do livro das meditações do padre João Aguiar Campos na iniciativa da Basílica dos Congregados tem destino solidário.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva