17 fevereiro 2021

Jesuítas lançam retiro online e pontos de oração diários

Ponto SJ

Em período de confinamento, a Companhia de Jesus lança várias propostas online para ajudar a viver melhor o tempo da Quaresma, que se inicia hoje. "O objectivo é ajudar as pessoas a aprofundarem a relação com Deus, num tempo particularmente difícil como este que atravessamos", explicam os responsáveis.

Entre as propostas está o retiro inaciano Do Avesso vê-se melhor, que consiste numa proposta para os cinco sábados deste tempo litúrgico, em três momentos: de manhã, um encontro onde é feita a exposição do tema; à tarde, o envio de pontos de oração por email e, ao final do dia, a celebração da Palavra. Esta iniciativa, que carece de uma inscrição (aqui) e decorre na plataforma Zoom, inclui ainda a possibilidade de os participantes terem acompanhamento espiritual por um jesuíta.

Outra proposta de oração diária é a dos jesuítas da comunidade da Brotéria, Igreja de Nossa Senhora da Encarnação e São Roque, que decorrerá todas as noites, às 22h00, no canal de Youtube da Paróquia da Encarnação. A iniciativa Ver novas todas as coisas segue a tradição inaciana de lançar pontos de oração para o dia seguinte e consiste num vídeo, com a duração 5-7 minutos, proposto pelos padres António Júlio Trigueiros, Vasco Pinto de Magalhães, João Norton e Francisco Mota.

No Ponto SJ, à semelhança dos Domingos das últimas semanas haverá também uma proposta de oração para viver o domingo em casa, no seio da Igreja Doméstica.

Nas redes sociais e também no site da Rede Mundial de Oração do Papa correrá a campanha A alegria ponho-a eu! que procura promover uma atitude de conversão à alegria e à esperança num tempo tão marcado pela incerteza e pelo desânimo. As propostas diárias foram escritas pelos estudantes jesuítas e formadores da Comunidade Pedro Arrupe, em Braga, e incluem uma breve passagem da liturgia do dia, algumas reflexões do Papa Francisco, uma breve meditação e um desafio para o dia.

Os centros universitários da Companhia de Jesus têm também propostas concretas que poderão ser consultadas nas suas páginas de Instagram e Facebook.

Durante o período da Quaresma, manter-se-á em funcionamento o Ponto de Escuta, serviço criado pela Companhia de Jesus, composto por voluntários que conversam com quem se sinta mais sozinho ou angustiado. Este serviço gratuito, confidencial e não especializado já escutou, em 15 dias, mais de 50 pessoas. Pode ser solicitado através de um formulário disponível no Ponto SJ.

2021.01.25

DACS com Ponto SJ

Precisa de falar? Pode recorrer ao "Ponto de Escuta"!