3 março 2021

Hino da JMJ Lisboa 2023 disponível em Língua Gestual Portuguesa

Fotografia JMJ 2023

JMJ 2023

“Há pressa ar”, o hino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, foi apresentado em Língua Gestual Portuguesa.

O vídeo técnico, da autoria do projecto "Mãos que Cantam", destina-se a surdos e ouvintes que queiram aprender os gestos nesta língua. O trabalho foi coordenado por Sérgio Peixoto, director artístico do coro “Mãos que cantam”, e interpretado por Bruna Saraiva, escuteira do Agrupamento 714 (Albufeira).

O projecto “Mãos que Cantam”, iniciado em 2010, criou um coro de surdos com os alunos da Licenciatura e Mestrado em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica, que começou por actuar em conjunto com o Coro da Universidade.

O projecto pretende demonstrar, no âmbito da responsabilidade social, que as pessoas menos capacitadas auditivamente podem fazer parte de um coro. O projecto é pioneiro, a nível mundial, na integração de ouvintes e não ouvintes, simultaneamente, num coro.

O hino oficial da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 - "Há Pressa no Ar" - foi apresentado a 27 de Janeiro de 2021 e é inspirado no tema da JMJ Lisboa 2023: "Maria levantou-se e partiu apressadamente (Lc1,39)". Tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra. Os arranjos são do músico Carlos Garcia.