25 fevereiro 2022

Devoção das 40 horas marca início da Quaresma na Sé de Braga

Fotografia DR

dacs

A tradicional missa de imposição de cinzas decorre na Sé Catedral a 2 de Março, às 17h30, sendo presidida pelo arcebispo D. José Cordeiro.

Nos próximos dias 27 e 28 de Fevereiro e 1 de Março, decorre na Sé de Braga a devoção das 40 horas instituída em Braga pelo arcebispo D. Rodrigo de Moura Teles, em 1710.

Também conhecido como “Jubileu das Quarenta Horas”, tem início no dia 27 com a celebração da Eucaristia, às 08h30. No final da missa, faz-se a Exposição do Santíssimo Sacramento, na tribuna da Capela do Santíssimo Sacramento. Às 16h45, celebra-se a oração das Vésperas e dá-se o encerramento do dia de adoração. Segue-se a missa das 18h00.

A exposição do Santíssimo Sacramento continua nos dias 28 de Fevereiro e 1 de Março no mesmo horário (das 8h30 às 16h45).

A devoção realiza-se durante 40 horas numa alusão ao período que o corpo de Jesus Cristo passou no túmulo até à ressurreição.

Lausperene Quaresmal começa na Sé Catedral

A Sé Catedral dá início, nos dias 2 e 3 de Março, à devoção do Lausperene Quaresmal em Braga. Depois da celebração da Eucaristia, às 08h30, dá-se início à exposição do Santíssimo Sacramento na respectiva capela devocional localizada no transepto da Catedral.

Passando por 23 igrejas e capelas de Braga, o Lausperene Quaresmal convida a visitar o Senhor exposto à adoração dos fiéis e a conhecer os altares e tribunas embelezados com adornos florais.

Termina a 14 de Abril na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, do Instituto Monsenhor Airosa.